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Lojas Âncoras: o que são e como funcionam?

8min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

O que são lojas âncoras?

Lojas âncoras são estabelecimentos comerciais de grande porte que atraem um grande número de clientes em potencial para um shopping. Geralmente, elas se concentram em locais de grande visibilidade e são usadas como pontos de referência para a construção de um shopping center ou para revitalizar uma área comercial.

Existem alguns tipos de lojas importantes que todo investidor de fundo imobiliário deveria ficar atento, como por exemplo:

  • Lojas âncoras: Lojas com áreas que ocupam mais de 1.000m² dentro da edificação;
  • Megalojas: Lojas com áreas que ocupam entre 500 m² até 999 m² dentro da edificação;
  • Satélites: Lojas com áreas que ocupam menos de 500 m² dentro da edificação;
  • Conveniência e serviços: elas podem ser consideradas como lojas satélites também, mas é comum que sejam analisadas de forma diferente dependendo da sua função e localização;
  • Área de lazer: possuem geralmente mais que 1.000m² e diferentemente das lojas âncoras, são destinadas ao lazer dos visitantes, como cinema ou teatro, por exemplo

Qual é a importância das lojas âncoras?

As lojas âncoras são extremamente importantes para os shoppings, pois elas atraem grandes quantidades de pessoas e, consequentemente, aumentam as vendas dos outros estabelecimentos presentes no local.

Além disso, as lojas âncoras também costumam ter um grande poder de negociação com os proprietários dos shoppings, o que acaba resultando em descontos significativos nas taxas de aluguel.

É importante que as lojas âncoras sejam escolhidas de maneira bem criteriosa e sejam lojas que vão atrair mais clientes para o shopping. Boas lojas âncoras são marcas consolidadas no mercado e conhecidas, como C&A, Renner, Kalunga, etc..

Como avaliar as lojas âncoras dos FIIs?

Muitos investidores imobiliários possuem dúvidas sobre como analisar as lojas âncoras dos fundos imobiliários de shopping. As lojas âncoras são importantes para os shoppings, pois são as lojas que atraem o público e, consequentemente, os outros lojistas.

Por isso, é importante que os investidores analisem bem as lojas âncoras dos fundos imobiliários de shopping antes de investir.

Podemos listar alguns critérios que podem ser usados para avaliar as lojas âncoras dos fundos imobiliários de shopping:

O primeiro critério é a localização.

As lojas âncoras devem estar bem localizadas, em shoppings que estejam em regiões com boa visibilidade e acessibilidade. Além disso, as lojas âncoras devem estar em shoppings que tenham boa infraestrutura e segurança.

O segundo critério é o tamanho.

As lojas âncoras devem ser grandes o suficiente para atrair o público e, consequentemente, os outros lojistas.

O terceiro critério é a rentabilidade.

As lojas âncoras devem ser rentáveis, ou seja, devem gerar bons lucros para os fundos imobiliários. Para avaliar a rentabilidade das lojas âncoras, os investidores devem analisar o histórico de lucros das lojas.

O quarto critério é a estabilidade.

As lojas âncoras devem ser estáveis, ou seja, devem ter um histórico de boas vendas. Para avaliar a estabilidade das lojas âncoras, os investidores devem analisar o histórico de vendas das lojas.

O quinto critério é a reputação.

As lojas âncoras devem ter boa reputação, ou seja, devem ser reconhecidas pelo público e pelos outros lojistas. Para avaliar a reputação das lojas âncoras, os investidores devem analisar o histórico de reclamações das lojas.

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