Demonstrações Financeiras

Balanço Patrimonial: o que é, como analisar?

10min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Balanço Patrimonial: o que é?

O Balanço Patrimonial, como o próprio nome diz, é o balanço que apresenta a posição patrimonial e financeira de uma empresa em um determinado período.

Como o balanço é uma leitura de um determinado momento, as informações contidas nele podem e vão variar logo após o seu levantamento. Porém, ao analisar os balanços podemos determinar tendências em suas diversas linhas, e é essa análise que nos dará embasamento para nosso conhecimento da situação da empresa.

Dizemos que o Balanço Patrimonial é a foto da empresa.

A Estrutura do Balanço Patrimonial

O balanço contém três partes indispensáveis: ativo, passivo e patrimônio líquido.

Dentro dessas partes encontramos grupos de informações, e eles são ranqueados de acordo com o grau de liquidez para o ativo e em ordem decrescente de exigibilidade(ou seja, o que for mais urgente pra quitação) para o passivo.

E porque o nome é Balanço?

Justamente pelo equilíbrio entre essas partes, no lado esquerdo encontraremos o ativo e do lado direito temos passivo e o patrimônio líquido

E a estrutura fica como a imagem abaixo:

Ativo = Passivo + Patrimonio Líquido

Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

Dentro da caixa do ativo nós temos todos os recursos da empresa, tudo o que ela tem a receber e as aplicações que podem se tornar dinheiro em algum momento. Ele é dividido entre ativo circulante e ativo não circulante.

balanço-patrimonial1.jpg

No ativo circulante temos todos os recursos que podem se tornar dinheiro e valores à receber em curto prazo(por convenção consideramos 12 meses ok?), e por isso se chama circulante, já o não circulante são todos os recursos que a empresa vai ou poderá receber acima desse período.

No passivo encontramos todas as obrigações que a empresa tem com seus credores. Dessa forma, é possível identificar o montante que a empresa deverá pagar em um determinado período.

O passivo é dividido em passivo circulante e passivo não circulante que são definidos da mesma forma que o Ativo, com a diferença que no passivo temos as obrigações da empresa.

O patrimônio líquido é o montante final após o cálculo do ativo menos o passivo. Ele representa o patrimônio da empresa e é dividido em duas partes: o capital social, que é o valor que os sócios da empresa contribuíram para a companhia, e o lucro ou prejuízo acumulado, que é o resultado final do período após todas as contas terem sido calculadas.

Segue uma imagem para facilitar o que é encontrado em cada lado:

AtivoPassivo
Ativo Circulante - ACPassivo Circulante - PC
Ativo Não Circulante - ANCPassivo Não Circulante - PNC
Realizável de Longo Prazo - RLPExigível de Longo Prazo
InvestimentoPatrimônio Líquido - PL
ImobilizadoCapital Social
IntangívelReservas de Capital
Ajustes de Avaliação Patrimônial
Reservas de Lucro
Ações em Tesouraria
Prejuízos Acumulados

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados