Contabilidade

SG&A (Selling, General & Administrative Expense) O que é?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que significa a sigla SG&A?

SG&A é a sigla para custos de vendas, gerais e administrativos. Empresas de diversos portes e setores utilizam essa terminologia para classificar seus custos operacionais.

Os custos de Vendas são os gastos realizados com a finalidade de vender um produto ou serviço. Já os custos gerais são aqueles incorridos para manter as atividades da empresa em funcionamento, tais como: aluguel, luz, água, telefone, material de limpeza etc.

Os custos administrativos, por sua vez, dizem respeito a todos os gastos realizados com a gestão da empresa, tais como: salários dos funcionários da área administrativa, compra de equipamentos e mobiliário para a área.

O que entra em SG&A?

Abaixo temos um ITR(Informações trimestrais) da Arezzo, onde podemos notar a linha SG&A, composta por: Despesas Operacionais, Despesas Gerais e Administrativas, Outras Despesas e Receitas e Depreciação e Amortização da Despesa.

Principais Indicadores Financeiros3T223T22 Ajustado3T21 Ajustado
Receita Bruta1.404.9671.404.967953.609
Receita Líquida1.137.9851.137.985777.949
CMV(536.683)(536.683)(372.066)
Depreciação e amortização - Custo(1.163)(1.163)(770)
Lucro Bruto601.302601.302405.883
Margem Bruta52,8%52,8%52,2%
SG&A(474.128)(468.099)(306.051)
% Receita(41,7%)(41,1%)(39,3%)
Despesas comerciais(365.548)(355.629)(204.624)
Lojas próprias e Web Commerce(150.841)(143.201)(98.073)
Venda, Logística e suprimentos(214.707)(212.428)(106.552)
Despesas gerais e administrativas(71.758)(75.648)(74.364)
Outras (despesas) e receitas(1.100)(1.100)(2.612)
Depreciação e amortização - Despesa(35.722)(35.722)(24.450)
EBITDA164.059170.088125.052
Margem EBITDA14,4%14,9%16,1%
Lucro Líquido98.849102.82881.775
Margem Líquida8,7%9.0%10,5%

Como calcular SG&A?

Para calcular SG&A basta somar todos os custos de vendas, gerais e administrativos da empresa.

É importante lembrar que esses valores devem ser apurados no período considerado (mensalmente, trimestralmente ou anualmente), para que seja possível fazer uma comparação entre períodos e verificar se houve ou não variações significativas nos custos.

É importante também observar variações atípicas entre os períodos, o que pode indicar alguma anormalidade na operação da empresa.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados