Contabilidade

SG&A (Selling, General & Administrative Expense) O que é?

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Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que significa a sigla SG&A?

SG&A é a sigla para custos de vendas, gerais e administrativos. Empresas de diversos portes e setores utilizam essa terminologia para classificar seus custos operacionais.

Os custos de Vendas são os gastos realizados com a finalidade de vender um produto ou serviço. Já os custos gerais são aqueles incorridos para manter as atividades da empresa em funcionamento, tais como: aluguel, luz, água, telefone, material de limpeza etc.

Os custos administrativos, por sua vez, dizem respeito a todos os gastos realizados com a gestão da empresa, tais como: salários dos funcionários da área administrativa, compra de equipamentos e mobiliário para a área.

O que entra em SG&A?

Abaixo temos um ITR(Informações trimestrais) da Arezzo, onde podemos notar a linha SG&A, composta por: Despesas Operacionais, Despesas Gerais e Administrativas, Outras Despesas e Receitas e Depreciação e Amortização da Despesa.

Principais Indicadores Financeiros 3T22 3T22 Ajustado 3T21 Ajustado
Receita Bruta 1.404.967 1.404.967 953.609
Receita Líquida 1.137.985 1.137.985 777.949
CMV (536.683) (536.683) (372.066)
Depreciação e amortização - Custo (1.163) (1.163) (770)
Lucro Bruto 601.302 601.302 405.883
Margem Bruta 52,8% 52,8% 52,2%
SG&A (474.128) (468.099) (306.051)
% Receita (41,7%) (41,1%) (39,3%)
Despesas comerciais (365.548) (355.629) (204.624)
Lojas próprias e Web Commerce (150.841) (143.201) (98.073)
Venda, Logística e suprimentos (214.707) (212.428) (106.552)
Despesas gerais e administrativas (71.758) (75.648) (74.364)
Outras (despesas) e receitas (1.100) (1.100) (2.612)
Depreciação e amortização - Despesa (35.722) (35.722) (24.450)
EBITDA 164.059 170.088 125.052
Margem EBITDA 14,4% 14,9% 16,1%
Lucro Líquido 98.849 102.828 81.775
Margem Líquida 8,7% 9.0% 10,5%

Como calcular SG&A?

Para calcular SG&A basta somar todos os custos de vendas, gerais e administrativos da empresa.

É importante lembrar que esses valores devem ser apurados no período considerado (mensalmente, trimestralmente ou anualmente), para que seja possível fazer uma comparação entre períodos e verificar se houve ou não variações significativas nos custos.

É importante também observar variações atípicas entre os períodos, o que pode indicar alguma anormalidade na operação da empresa.

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