O que é SSS (Same Store Sales)?
O SSS (Same Store Sales) é um conceito que ajuda as empresas a analisar o desempenho de suas lojas. Refere-se às vendas realizadas em uma determinada loja ou lojas para sua categoria específica.
Isto pode ser usado para determinar se há algum problema com o produto ou serviço oferecido pela empresa.
É um método muito utilizado pelas empresas que possuem diversas lojas espalhadas pelo estado ou país.
Esse indicador mostra se há um aumento ou queda nas vendas em lojas que já existem em relação a um período anterior.
Cada setor de atuação tem seu estilo de funcionamento, setores que são afetados por sazonalidade devem ter atenção redobrada na análise dos períodos para que não aconteça o equívoco de analisar um período com maior demanda que outro, numa comparação desigual.
Através do SSS também é possível verificar se o faturamento da rede ocorre de forma centralizada em algumas poucas unidades ou de forma equilibrada.
Com isso, é possível ver se uma unidade está vendendo muito mais do que as outras ou as vendas ocorrem de forma distribuída.
A importância do SSS (Same Store Sales)
O SSS (Same Store Sales) é importante porque mostra o sucesso geral de um negócio em termos de vendas.
Estas informações podem ajudar a identificar áreas onde melhorias precisam ser feitas, ou se há áreas onde mais clientes estão entrando pela porta do que o esperado.
Essa análise bem estruturada fornece ao gestor uma visão ampla do negócio, precavendo distorções de percepção geradas por faturamento positivo.
Ou seja, o negócio como um todo pode ter registrado um faturamento muito positivo, porém ao analisar o SSS é possível identificar se alguma unidade está dando prejuízo ou dando sinais que pode vir a não ser rentável.
Com o SSS o gestor pode analisar seus pontos de melhoria e foco, observando as unidades mais problemáticas ou menos rentáveis, e posteriormente direcionando o foco de seus investimentos e recursos para a recuperação dessas unidades com problemas.
Além disso, sabendo quais unidades vendem mais é possível saber o perfil dos clientes de seu negócio, qual a faixa etária, faixa social, os gostos e preferências daquele perfil. Podendo assim saber onde colocar novas lojas, ou onde evitar.
São muitas as utilidades do SSS, vai muito além de uma análise contábil, se tornando um indicador essencial para qualquer empresa desse perfil, para os investidores o SSS é de suma importância pois é possível identificar como está o desempenho da empresa, principalmente se for do varejo.
Como o SSS (Same Store Sales) pode ser consultado?
O SSS (Same Store Sales) é desenvolvido internamente pelas próprias empresas através de softwares de gestão, algumas empresas que têm seu capital aberto na bolsa divulgam o SSS em seus resultados. Como exemplo podemos citar a Arezzo & Co, que divulga em seus resultado trimestrais o SSS.
Resumo de Resultados | 3T22 | 3T21 |
---|---|---|
Número de pares vendidos('000) | 5.758 | 5.030 |
Part.(%) | 65,4% | 74,7% |
Número de bolsas vendidas('000) | 826 | 484 |
Part.(%) | 9,4% | 7,2% |
Número de peças de roupas vendidas('000) | 2.218 | 1.224 |
Part.(%) | 25,2% | 18,2% |
Número de funcionários | 6.983 | 4.388 |
Número de lojas | 963 | 894 |
Próprias | 174 | 146 |
Franquias | 789 | 748 |
Outsourcing Calçados & Bolsas(% da produção total) | 86,1% | 90,5% |
Insourcing Calçados & Bolsas (% da produção total) | 13,9% | 9,5% |
Outsourcing Vestuário (% da produção total | 100,0% | 100,0% |
SSS sell-in (franquias) | 33,1% | 40,9% |
SSS sell-out (lojas próprias + web + franquias) | 28,9% | 43,4 |