Diário de Omaha

A Saída da Cemig - Diário de Omaha 60

13min de leitura

Matheus Nóbrega

Matheus Nóbrega

Analista de Energia

A Saída da Cemig

Por Matheus Nóbrega

Ao longo do relatório da Taesa, no VBOX, a gente chegou a dizer que a transmissão de energia é um segmento “à prova de idiotas". Por se tratar de um setor muito regulado e com Receitas bem previsíveis, é muito difícil encontrar um problema que seja relevante para uma companhia que atua exclusivamente na construção e operação dessas linhas.

No entanto, em 2021 surgiu um fantasma para assombrar a vida da Taesa. A Cemig, que possui uma fatia com pouco mais de 20% da Taesa, disse que estava pensando na hipótese de vender a sua participação na companhia. Porém, essa venda não é algo tão simples de acontecer.

A Cemig não manda na Taesa sozinha, ela divide o controle com o Grupo ISA. Por conta disso, se a Cemig resolver vender a sua participação na empresa, o Grupo ISA pode exercer o seu direito de preferência e se tornar a única controladora da companhia. Segundo o CFO da Cemig, a companhia pretende acelerar esse processo em 2023.

O maior problema com a saída da Cemig gira em torno de uma joint venture que a Taesa tem com a Alupar (ALUP11), conhecida como Transmissora Brasileira de Energia (TBE). A TBE, que conta com 13 concessões, tem uma RAP (Receita Anual Permitida) de quase R$ 1 bilhão. Esse valor representa cerca de 20% das RAPs da Taesa, considerando a fatia dela em cada uma das suas concessões.

O acordo de acionistas determina que, caso haja mudança no controle da Taesa, a Alupar terá o direito de comprar a participação da Taesa na joint venture. Se a Alupar exercer esse direito de preferência, a Taesa vai receber uma montanha de dinheiro, mas deixará de contar com o caixa gerado pelas operações dessas linhas.

Isso é algo muito importante, pois não está muito claro o que a Taesa fará com esse caixa. Investiria em novas linhas? Difícil, já que os leilões de transmissão estão muito concorridos. No último leilão realizado, por exemplo, devido à concorrência e aos maiores custos de financiamento e construção, o UBS calculou uma TIR média de 6,8% para o leilão. Isso dá uma TIR Nominal de 12,08%, ou seja, está rendendo menos que o CDI. Entrar em um leilão como esse não faz muito sentido, já que um título do Tesouro de longo prazo hoje paga quase 6% ao ano.

Ela poderia distribuir esse dinheiro como dividendos. Quem vive de proventos adoraria, num primeiro momento, mas é fato que, depois dessa distribuição extraordinária, os dividendos iriam minguar bastante, já que a Taesa perderia 20% da Receita.

Pra entender bem quais seriam os caminhos possíveis e as futuras decisões da Taesa, é melhor você correr e conferir o VBOX da empresa, que está bem completo!

Enquanto uns choram, outros vendem lenços

Por Saulo Pereira

foto de os 4 modelos eletricos da tesla

A pandemia, em 2020, trouxe não somente uma crise de saúde mundial, mas também uma grave crise econômica, que afetou todos os cantos do mundo. Toda a cadeia de produção e consumo foi impactada,  e diversos problemas como escassez de matéria prima surgiram.

Esse cenário causou uma paralização no crescimento de diversas empresas no mundo. Mas enquanto uns estavam chorando, outros estavam vendendo lenços, como é o caso da Tesla (TSLA34).

Famosa por seus carros elétricos (e por ser a única montadora a possuir um carro no espaço), a Tesla é uma empresa que dispensa apresentações. Foi durante a pandemia que ela atingiu marcas inéditas. Ela não só sobreviveu à crise, como cresceu e expandiu seus negócios.

Em 2021, ela teve um lucro recorde e ultrapassou o valor de mercado de todas as suas rivais. Além disso, inaugurou novas fábricas ao redor do mundo com objetivo de aumentar sua capacidade de produção.

Uma de suas fábricas conseguiu atingir a incrível marca de produção de uma carroceria do Modelo Y a cada 40 segundos. Por outro lado, suas rivais estavam sofrendo pesado os efeitos da diminuição do consumo por conta da pandemia. Demissões e diminuição nos lucros eram alguns dos problemas.

Porém, apesar do grande crescimento na pandemia, nos últimos meses a Tesla vem perdendo valor de mercado. Para entender as vacas magras de hoje, precisamos voltar ao tempo da bonança.

A pandemia que impactou o mundo em 2020 afetou diretamente a vida de muita gente, mudou a dinâmica de produção e toda a economia global. Sobreviveu quem soube se adaptar. No mercado automotivo a situação não foi diferente. Só no Reino Unido a queda da produção foi uma das piores da história recente. Em 2022, o número de veículos produzidos foi o menor desde 1956.

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelo setor automotivo tradicional foi a crise gerada pela falta de matéria prima e de mão de obra especializada.  Isso elevou o preço de alguns componentes importantes dos veículos, que perdura até hoje. A Tesla não teve grandes dificuldades, diferentemente de algumas gigantes. O segredo disso está na empresa ser especializada na produção de veículos elétricos.

Os carros elétricos tiveram seus melhores resultados a partir de 2020. Um sinal disso é o fato da Tesla ter aumentado o seu lucro no primeiro trimestre de 2020 em 4%. Além disso, nesse mesmo ano, a empresa chegou no top 3 das indústrias automotivas, perdendo apenas para a Toyota (TMCO34) e Volkswagen (ETR: VOW3). Ao longo de 2021, a Tesla atingiu a incrível marca de $1 trilhão de dólares.

Todo esse crescimento da Tesla se deve muito por conta da qualidade e tecnologia dos seus carros (e uma boa dose de especulação do mercado). Uma pesquisa feita nos EUA concluiu que muitos dos seus clientes estão vindo de outras montadoras.

Outro ponto que pode explicar o crescimento da Tesla é sua cadeia de suprimentos. Isso porque ela é integrada verticalmente. Ou seja, ela produz quase todos os equipamentos dos seus veículos. Essa estratégia produtiva diminui as interrupções causadas por atrasos de fornecedores.

Um dos principais componentes que a Tesla precisa são os semicondutores, e este é um setor que vem sendo prejudicado desde 2020. Para contornar essa escassez a Tesla reescreve seus próprios softwares para conseguir sobreviver a essa crise e suportar chips alternativos.

Além disso, a empresa excluiu um dos dois componentes eletrônicos de direção dos veículos Modelo 3 e Modelo Y para lidar com a escassez de chips. A justificativa foi que apenas um componente era suficiente e o segundo era apenas um backup.  No curto prazo, é uma excelente medida para economia de dinheiro, desde que nenhum problema surja por causa disso.

Todas essas alterações internas fizeram a empresa vender quase 1 milhão de veículos em 2021. Essas estratégias se mostraram muito eficientes quando o assunto é receita e lucro. Outro fator que contribui e muito para o lucro da Tesla é que ela vem vendendo crédito de carbono, o que ajuda a aumentar a sua receita. Só em 2022 ela vendeu quase $2 bilhões desses créditos.

Tesla continua aproveitando os bons ventos e segue entre as maiores montadoras do mundo. Mas agora esse mercado específico de veículos elétricos tem atraído mais correntes para ela. Muito disso é por conta das regulamentações de emissão de poluentes no mundo, o que incentiva a produção deste tipo de automóvel.

Seja qual for, a Tesla pretende continuar produzindo seus carros e produtos inovadores que conversam muito bem com tecnologias da nova geração. Tudo indica que o futuro vai chegar de carro elétrico.

😎Fala Dudu!

Sua carta sátira semanal do gestor do primeiro hedge fund de Niterói

Por @dudufromniteroi

Bom dia, meus amores!

Segunda-feira pós feriado me deixa mais estressado que um CEO que liga pra xingar cliente. Mas, diferente dele e de ex-integrantes do GSI, eu vejo se tem câmera no local, antes de ir fazer besteira. E como Deus é bom e brasileiro, o feriado de 1º de Maio será numa segunda.

Bora pras notícias pretéritas?

SE O FILME É BOM… - Se tem um mantra comum no cinema é: se o filme é bom PRECISA ter continuação (ou “o 2”, como as pessoas de bem chamam). Exemplos não faltam: “O Exorcista 2” (que nem o demônio quis participar), “Até que a Sorte nos Separe 2” (pois filme brasileiro bom tem que ter o 2 fora do Brasil) e “Os Embalos de Sábado Continuam (um erro, pois deveria ter sido os embalos de domingo).

Pois na última sexta, o presidente (peronista) Argentino, Alberto Fernandez, anunciou em sua conta verificada no Twitter, através de um vídeo muito bem editado, com uma trilha sonora emocionante, que não vai concorrer à reeleição. Se todo filme bom tem um 2, claramente o presidente nos passa um recado de que nem ele gostou do seu governo.

ABRASILEIRANDO - Na quinta passada, após o Ministro da Fazenda dizer que conhecia apenas a Amazon, a gloriosa Shein mandou uma carta ao Ministro, dizendo que pretendia investir R$750 milhões pra “aumentar a competitividade de fábricas brasileiras”. Esperamos que eles saibam que aqui, diferente da China, temos a CLT.

No mesmo dia, Haddad disse que a varejista iria nacionalizar até 85% dos produtos e ficaria certinha com as obrigações tributárias. Ou seja, o plano de nacionalização é fazer a Shein virar a C&A, só que sem o Sebastian.

Com esse anúncio, pedi ao estagiário Nandinho (xará do Ministro), pra ver, durante o feriado, as fabricantes nacionais que poderiam atender a Shein, principalmente a Coteminas, que realmente anunciou um memorando de entendimento com a Shein. Como ele também não conhecia a Shein, assim como o seu xará, trouxe a cotação de minas que prestam serviços aqui por Niterói.

A Coteminas subiu 95% na manhã de segunda-feira. E a vaga foi reaberta.

FOGUETE NÃO TEM RÉ - Mas explode. Na última quinta a SpaceX lançou o maior foguete já construído, feito para transportar pessoas e cargas. Porém, 4 minutos após o lançamento, ele teve que ser detonado.

Mesmo tendo que explodir o próprio foguete (que vai ser usado pela NASA, pra levar gente de volta à Lua), a empresa considerou o lançamento um sucesso, pois o objetivo era só conseguir levantar voo. Um óbvio migué, mas a gente finge que acredita.

A lição aqui é simples e podemos tirar pra vida: se você tiver que abortar uma missão no meio do caminho, é só dizer que o que importa é o aprendizado e os amigos feitos . Mesmo que o caminho leve ao desemprego.

BRASÓLIA - Junto com o feriado de Tiradentes, também temos o aniversário de Brasília, nossa Capital Federal. O quadradinho completou 63 anos desde a sua inauguração, que foi bem brasileira, já que a cerimônia foi realizada antes que a cidade estivesse pronta.

Desde então, vários anos se passaram e muitas personalidades moraram por lá, como playboys filhos de políticos que não são investigados e até playboys que montaram bandas de sucesso nacional.

Hoje, em 2023, Brasília chega com a maior renda per capita do país e também com a maior favela do Brasil. Se a maior renda veio por conta da ajudinha do Governo (já que neste paraíso, um operador de teleprompter pode ganhar mais de 10 salários se fizer o concurso certo), a maior favela veio com a perseverança do descaso público. Parabéns!

E foi isso, meus amorecos! Beijinhos do tio!

⏳ Atemporalidades

Leia agora, leve pra vida.

  • “As coisas mais mesquinhas enchem de orgulho os indivíduos baixos” - William Shakespeare, que nasceu (1564) e morreu (1616) no dia 23 de abril.
  • “Qualidade sem resultado é inútil. Resultado sem qualidade é entediante” - Johan Cruijff, um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos.
  • “A inimizade pode ser tão cordial quanto a amizade” - Sérgio Buarque de Hollanda

Por hoje é só pessoal 🤙

Bebam café, se hidratem e não se filmem xingando clientes.

Boa semana e bons negócios!

Tem alguma dúvida, crítica ou sugestão pro Diário? É só responder a esse e-mail, comentar aqui embaixo se você estiver vendo pelo Substack ou mandar uma mensagem no Twitter/Instagram de qualquer um dos nossos analistas.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados