Economia

Plano Verão: entenda o que foi e por que fracassou

5min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

O que foi o Plano Verão

José Sarney, presidente do Brasil no final dos anos 1980, criou o Plano Verão, que foi uma medida econômica que teve como objetivo principal combater a crise econômica que afetava o Brasilpor conta dos sucessivos fracassos dos planos anteriores.

Este novo plano, idealizado pelo economista Maílson Ferreira da Nóbrega não buscava baixar a inflação, mas evitar que ela continuasse aumentando. A meta era mantê-la num nível abaixo dos 20% ao ano.

A ideia do plano era juntar medidas heterodoxas com ortodoxas.

Entre as heterodoxas, estavam o congelamento de preço e da taxa de câmbio, além da criação de uma nova moeda: o cruzado novo, que equivaleria a mil cruzados.

As medidas ortodoxas eram: reajuste das tarifas públicas, desvalorização do câmbio e promessas de amplo ajuste fiscal.

Qual foi o resultado do Plano Verão

O plano foi lançado em um momento bastante conturbado, pois era ano eleitoral e então muitas teorias não foram aplicadas integralmente. Isso fez com que o plano tivesse um sucesso muito mais curto que os planos anteriores.

Em maio de 1989, percebendo que não conseguia mais seguir com o plano, o governo abriu mão de muitas promessas, como a desindexação salarial.

Quando as eleições chegaram, em novembro desse mesmo ano, a inflação não estava sendo mantida abaixo dos 20% ao ano, ela tinha atingido os 45% ao ano.

A tendência de aumento continuou nos próximos meses e apenas quando o próximo presidente, Fernando Collor, instituiu um novo plano que a inflação teve uma certa estabilidade.

Por que o plano falhou?

Um dos principais motivos para o fracasso do Plano Verão foi a expansão da base monetáriafeita pelo governo Sarney, onde os gastos públicos apenas aumentavam e a receita governamental não aumentava na mesma proporção.

Além disso, Sarney não queria que seu mandato fosse interrompido em 1989, isso fez com que novos gastos fossem instituídos para agradar alguns setores da população.

As decisões tomadas pela Assembleia Nacional Constituinte criaram outros problemas de longo prazo, visto que a Constituição de 1988 criava novas despesas obrigatórias sem a necessidade do aumento da receita.

Foi a fórmula perfeita para o Plano Verão não dar certo por muito tempo e o Brasil continuar vivendo na hiperinflação. Esse problema só veio a ser corrigido em 1994, com a instituição do Plano Real.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados