Contabilidade

Alpha: o que é, como calcular e qual a sua importância

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é Alpha?

Alpha é um indicador de rentabilidade que mede o excesso de retorno de um fundo em relação ao mercado de referência. É calculado dividindo-se o retorno do fundo pelo retorno do mercado de referência.

Se oretorno do fundo for superior ao retorno do mercado, o alpha serápositivo. Se o retorno do fundo for inferior ao retorno do mercado, o alpha será negativo.

O cálculo do alpha é importante para os investidores que procuram medir o desempenho de um fundo em relação ao mercado. O alpha pode ser usado como um indicador de quão bem um fundo está aumentando o valor dos seus investimentos.

O alpha também pode ser usado para medir o risco de um fundo. Um fundo com um alpha negativo pode estar sujeito a mais riscos do que um fundo com um alpha positivo.

Além do alpha, os investidores também podem usar o beta para medir o risco de um fundo. O beta mede a volatilidade de um fundo em relação ao mercado de referência.

Um fundo com um beta de 1,0 é considerado tão volátil quanto o mercado. Um fundo com um beta de 2,0 é considerado duas vezes mais volátil que o mercado. Um fundo com um beta de 0,5 é considerado metade tão volátil que o mercado.

O alpha e o beta são importantes ferramentas que podem ajudar os investidores a tomar decisões de investimento. No entanto, os investidores devem lembrar que nenhuma ferramenta é perfeita.

O alpha e o beta podem fornecer uma boa indicação do desempenho de um fundo, mas os investidores devem sempre fazer sua própria análise antes de investir.

Como calcular o alpha?

O cálculo do alpha é bastante simples, porém é necessário adotar um modelo chamado CAPM(Capital Asset Pricing Model). A fórmula é a seguinte:

E(ri) = Rf + Bi(E(rm) – Rf)

Sendo que:

  • E(ri) representa a expectativa de retorno do ativo;
  • Rf representa o retorno da taxa livre de risco;
  • Bi representa o beta do ativo;
  • E(rm) representa o retorno esperado da carteira de mercado.

Se o retorno do fundo for de 10% e o retorno do mercado de referência for de 5%, o alpha do fundo será de 2.

Se o retorno do fundo for de 5% e o retorno do mercado de referência for de 10%, o alpha do fundo será de -0,5.

Logo, levando em conta o CAPM, se o alpha de qualquer ativo ou fundo for maior que zero, significa que obteve um retorno acima do esperado ou acima do benchmark, caso o alpha seja negativo a performance foi abaixo do benchmark ou do esperado.

O cálculo do alpha é importante para os investidores que procuram medir odesempenho de um fundo em relação ao mercado. O alpha pode ser usado como um indicador de quão bem um fundo está aumentando o valor dos seus investimentos.

O alpha também pode ser usado para medir o risco de um fundo. Um fundo com um alpha negativo pode estar sujeito a mais riscos do que um fundo com um alpha positivo.

Alpha x Beta

Além do alpha, os investidores também podem usar o beta para medir o risco de um fundo. O beta mede a volatilidade de um fundo em relação ao mercado de referência. Um fundo com um beta de 1,0 é considerado tão volátil quanto o mercado.

Um fundo com um beta de 2,0 é considerado duas vezes mais volátil que o mercado. Um fundo com um beta de 0,5 é considerado metade tão volátil que o mercado.

Você pode entender mais sobre o Beta nesse link.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados