Conceitos

Fundo de Reposição de Ativos: Tudo o que você precisa saber

6min de leitura

Pedro Ávila

Pedro Ávila

Analista de Fundos Imobiliários

O que é Fundo de Reposição de Ativos?

O FRA (Fundo de Reposição de Ativos) é um Fundo formado pela retenção de parte da Receita Líquida de um imóvel ou Ativo Físico.

Como o FRA é formado?

O FRA é formado com a finalidade de provisionar recursos para custear investimentos futuros necessários para que o Imóvel mantenha sua operacionalidade e seu padrão de qualidade.

Usualmente, o percentual da Receita Líquida que é retida para a formação do FRA, varia entre 3% a 7%.

No início do empreendimento, é natural que o FRA não seja utilizado, pois o Ativo ainda é novo e não existe a necessidade de investimentos. Com isso, é natural que no inicio o FRA cresça a cada mês

É muito comum o investidor confundir o FRA com alguma linha de despesa no Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE) de um Fundo Imobiliário.

Porém, o FRA é constituído para investimentos em adequação e atualização funcional do Imóvel, e portanto, não é classificado como uma conta de despesa.

As contas de manutenção e conservação estão dentro das despesas fixas, das patrimoniais e das contas de gerenciamento, ou seja, não são cobertas pelo FRA.

A importância do Fundo de Reposição de Ativos.

A constituição de um FRA é de suma importância para que um Empreendimento Imobiliário mantenha a sua competitividade ao longo do tempo. A existência do FRA está associada, principalmente, a necessidade de atualização do Imóvel e de equipamentos em função do uso intensivo.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados