Fundos de Investimentos

Fundo Cambial: O que é, como funciona, como investir?

10min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é um fundo cambial?

O fundo cambial é uma carteira de ativos que tem como objetivo aumentar o valor do capital investido mediante a negociação de moedas estrangeiras. Ele pode ser considerado um fundo de investimentos.

A principal diferença entre os fundos cambiais e os fundos de ações é que os fundos cambiais são negociados na bolsa de valores de moedas, chamada de Forex(Foreign Exchange).

Por outro lado, os fundos de ações são negociados na bolsa de valores da bolsa de valores nacional, a B3. Esses fundos devem ter no mínimo 80% de sua carteira alocado em ativos relacionados a outras moedas.

Como funciona?

No geral, um fundo cambial funciona como todos os outros, recursos de diversos investidores são reunidos, buscando uma gestão por especialistas, no caso do câmbio, ele investe em moedas estrangeiras.

Nesse tipo de investimento, é importante que o gestor seja especialista no mercado de moedas, para que o fundo tenha boas chances de gerar bons resultados.

Os fundos cambiais servem muito bem como hedge visando se proteger em variações cambiais frente ao dólar ou euro.

Taxas dos fundos Cambiais

Um fundo pode ter algumas taxas, a mais comum é a taxa de administração, até porque ele faz parte de todos os fundos.

A taxa de administração é a que remunera os serviços do gestor e da administração do fundo. Ele é retirado do patrimônio mantido pelo investidor no fundo. Normalmente divulgada em porcentagem anual, gira em torno de 0,5% ao ano. Ela é cobrada gradualmente durante o ano.

Outra taxa que é muito conhecida é a taxa de performance, como o nome diz, ela se baseia na performance do fundo, é como se fosse um incentivo e bônus ao gestor por entregar uma rentabilidade acima do que o acordado no estatuto.

A referência para taxa performance varia de acordo com o tipo de fundo, um fundo de ações, por exemplo, cobra uma taxa de performance baseada no Ibovespa, como exemplo podemos citar um fundo que cobra 10% de taxa de performance se bater a referência de 10% acima do ibovespa, sendo assim os 10% serão retirados dos 10% acima.

Exemplo:

  • Taxa de performance do fundo: 10% de tudo o que exceder o Ibovespa.
  • Retorno do fundo: 20%
  • Retorno Ibov: 10%
  • Taxa de performance: 10% dos 10% que o fundo performou acima do Ibovespa.

Tributação dos fundos cambiais(IR) e Come-Cotas

Dois impostos que incidem nos fundos de investimento são o Imposto de Renda e o IOF

O imposto de renda incide na rentabilidade dos fundos, se o usarmos o exemplo do fundo acima, o imposto seria cobrado somente nos 20% de retorno do fundo.

Nessa parte podemos dividir os fundos como: de longo prazo, de curto prazo e de ações.

Os de curto e longo prazo respeitam a tabela regressiva, ou seja, para aplicações de até 180 dias, a alíquota é de 22,5%, já para períodos acima desse a alíquota cai para 20%.

No caso dos fundos de longo prazo, a tabela mantém as alíquotas para os prazos acima, mas adiciona mais dois períodos: de 361 a 720 dias e acima de 720 dias.

Para o período de 361 a 720 dias a alíquota é de 17,5%, já para aplicações acima de 720 dias o valor cai para 15%.

Seguindo um caminho diferente de outros investimentos, a cobrança é feita de forma semestral, duas vezes por ano, no último dia do mês de maio e novembro. O cálculo é feito baseado na menor alíquota da tabela de cada categoria.

O valor cobrado é conhecido como come-cotas, o nome provém do sistema utilizado para cobrança do imposto, ele recolhe cotas do fundo no valor correspondente ao imposto devido.

Se um investidor decide resgatar seu investimento num período curto, onde a cobrança seria maior, o ajuste é feito com os valores sendo retidos pelo administrador do fundo.

Como escolher o melhor fundo cambial?

  • Entenda seu perfil de tolerância ao risco.
  • Busque verificar o desempenho do fundo durante os anos, principalmente em momentos delicados.
  • Leia a documentação do fundo buscando entender se a proposta do fundo se encaixa em sua política de investimento.
  • Verifique as taxas de administração e compare com fundos que possuem desempenho parecido.
  • Verifique os prazos de carência e resgate do fundo e considere se são prazos razoáveis para o que você busca.
  • Verifique o valor mínimo para investimento

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados