Conceitos

Private Equity: o que é, como surgiu e como funciona

7min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é Private Equity?

Private equity é um tipo de investimento que envolve o investimento de capital em empresas que não estão listadas na bolsa de valores. Geralmente, os investidores de private equity são fundos de investimento, fundos de pensão, bancos de investimento e outros investidores institucionais.

Os investimentos de private equity são feitos em empresas que estão em fase de crescimento e que podem ter potencial de valorização. Os investidores de private equity buscam obter retornos através da venda das empresas para outros investidores ou através da oferta pública inicial (IPO)das ações da empresa.

Algumas das principais vantagens do investimento em private equity são:

  • Maior controle sobre as decisões da empresa: os investidores de private equity geralmente têm um maior controle sobre as decisões da empresa do que os acionistas da bolsa de valores.
  • Potencial de retorno elevado: devido ao risco elevado do investimento, o potencial de retorno também é elevado.
  • Maior flexibilidade nos investimentos: os investimentos de private equity geralmente têm mais flexibilidade do que os investimentos em ações ou títulos.

No entanto, o investimento em private equity também tem alguns riscos. Os principais riscos são:

  • Risco de perda total do capital: o investimento em private equity é um investimento de alto risco e pode resultar em perda total do capital investido.
  • Risco de diluição: os investidores de private equity podem sofrer diluição do seu investimento se a empresa emitir novas ações para aumentar o capital.
  • Risco de mudanças nas condições econômicas: as condições econômicas podem afetar negativamente o desempenho das empresas de private equity e, consequentemente, os retornos dos investidores.

Por fim, é importante lembrar que o investimento em private equity é um investimento de alto risco e que deve ser feito somente por investidores com tolerância ao risco elevado.

História do Private Equity

A história do private equity remonta aos Estados Unidos da década de 1950. Nessa época, alguns dos primeiros fundos de private equity foram criados. No entanto, o mercado de private equity só começou a se desenvolver de verdade na década de 1980. A partir daí, o mercado de private equity cresceu rapidamente em todo o mundo.

Atualmente, o mercado de private equity está em alta, principalmente devido ao fato de que muitas empresas estão buscando investimentos para crescer e se expandir. Além disso, o mercado de private equity também está atraindo mais investidores, pois oferece retornos mais atrativos do que outros mercados financeiros. Com o crescimento do mercado de private equity, também cresceu a importância dos fundos de private equity.

Os fundos de private equity são importantes porque permitem que as empresas recebam investimentos de longo prazo. Além disso, os fundos de private equity também ajudam as empresas a serem mais competitivas, uma vez que elas podem investir em novas tecnologias e na expansão de seus negócios.

Portanto, podemos dizer que a história do private equity é uma história de sucesso. Este mercado tem crescido rapidamente nos últimos anos e tem se tornado cada vez mais importante para o crescimento das empresas.

Como funciona o Private Equity?

Geralmente, os investidores de private equity são fundos de investimento, fundos de pensão, bancos de investimento e outros investidores institucionais.

Os investidores de private equity buscam obter retornos elevados através da realização de um investimento bem-sucedido. O capital investido pelos investidores de private equity é usado para financiar a aquisição de uma empresa, para financiar o crescimento de uma empresa ou para permitir que uma empresa realize uma reestruturação.

Os investidores de private equity também podem investir em empresas que estão em dificuldades financeiras. Os investidores de private equity têm um papel ativo na gestão das empresas em que investem, pois buscam uma participação majoritária nas empresas em que investem. Isso lhes dá o controle das decisões estratégicas das empresas.

Como uma empresa é escolhida para Private Equity?

Existem algumas características comuns em fundos de private equity quando se trata de escolher as empresas que irão montar a posição.

Geralmente são empresas de médio porte, com uma pequena estrutura já sólida, com muito potencial de crescimento e que tenham interesse em abrir o capital, visto que o objetivo maior é montar a posição enquanto a empresa está crescendo para quando atingir o ponto do IPO possam ter seu investimento retornado com lucro.

É muito importante que haja uma sinergia entre as partes: O fundo e a empresa. Juntos eles irão conduzir a empresa de forma conjunta buscando sempre o melhor para os interesses dos dois.

Qual a diferença entre Venture Capital e Private Equity?

Uma das principais diferenças é que, enquanto o Private Equity é focado em empresas de médio porte com uma pequena estrutura já montada, o Venture Capital busca empresas em estágio inicial, na maioria das vezes as Startups fazem bem esse papel.

Vale notar que quem investe nesse tipo de empresa busca mais do que um lucro absurdo, mas visa inovar e criar juntos uma empresa sólida e vencedora, com grandes margens e dominância no mercado.

Podemos dizer que basicamente a diferença entre os dois estilos é o estágio do negócio em que se busca realizar o investimento.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados