Conceitos

Aquisição hostil: O que é e como funciona.

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é aquisição hostil?

Uma aquisição hostil é uma aquisição em que o adquirente compra um empresa que não estava a venda. De que forma isso é feito? O adiquirente compra ações da empresa em quantidade grande para que assuma o controle da empresa.

Elon Musk e Twitter

No últimos meses essa operação ficou muito conhecida com o caso Twitter-Musk, onde o empresário comandante da Tesla adquiriu 9,2% do total de ações da empresa. Acabou se tornando o segundo maior investidor da empresa, atras apenas do Vanguard Group, que tem 10,3%.

Em abril, enviou à diretoria do Twitter a carta de intenção de comprar todas as demais ações da cia, pra isso ofereceu o valor de US$54,20 por cada ação, na época isso era 18% acima do valor por ação encontrado na bolsa americana. O total de US$43 bilhões de dólares saíriam do bolso de Elon.

Num primeiro momento, o Twitter não ficou feliz com a situação pois não estava à venda. O que poderia piorar a situação é que Musk poderia simplesmente comprar ações todos os dias até alcançar 50,01%, o suficiente para aprovar a compra por ele mesmo sem depender da aprovação de qualquer outro investidor da cadeira diretora.

Aquisição Hostil e a Poison Pill

Pra evitar essa investida por parte de Musk, o Twitter acionou uma poison pill. No caso do Twitter, se a participação de Musk alcançasse 15%, a empresa poderia emitir novas ações aos demais acionistas, a preço muito baixos. Isso aumentaria a quantida de ações, fazendo com que a parte de Musk fosse diluída.

Infelizmente para o Twitter a história não acabou bem para os diretores, no fim do mesmo abril a diretoria acabou aceitando a oferta.

Aquisição Hostil no Brasil

Aqui no Brasil o caso mais famoso foi o da investida do Marcos Molina, dono da Marfrig, sobre a BRF. Ele comprou 33,25% das ações da cia. Se tornou o maior acionista, muito acima do segundo lugar.

Mas Molina parou por aí, pra ter o controle da cia ele precisaria de 50% das ações mais 1 ação, porém a Poison Pill da BRF era que qualquer investidor que tivesse 33,3% das ações da cia deveria apresentar uma oferta razoável por todas as outras ações, uma operação muito cara pra quem tem um pouco de juízo(Musk não tem muito, convenhamos).

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados