Conceitos

Direito de não diluição: saiba o que é e como funciona.

5min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

O que é Direito de Não Diluição?

O direito de não diluição é um direito assegurado aos acionistas de uma companhia, que impede que sua participação no capital social seja reduzida em decorrência da emissão de novas ações.

O direito de não diluição é importante para os acionistas, pois garante que sua participação no capital social da companhia não será reduzida sem o seu consentimento.

No entanto, esse direito pode ser limitado pelos estatutos da companhia ou pelos acionistas, que podem autorizar a emissão de novas ações mesmo que isso signifique a diminuição da participação dos acionistas majoritários.

Entendendo o Direito de Não Diluição

Sabemos que o Direito de Não Diluição é um direito que os acionistas têm para impedir que a sua participação na empresa seja reduzida. Este direito surge quando a empresa faz uma oferta pública inicial de ações(IPO).

No IPO, a empresa oferece ao mercado a possibilidade de vender ou comprar ações da empresa. Se a oferta for bem-sucedida, isto significa que os acionistas que vendem as suas ações receberão o dinheiro da oferta, enquanto que os acionistas que compram as ações receberão as ações da empresa.

No entanto, isto significa que a participação dos acionistas que não vendem as suas ações será diluída. Isto significa que a sua participação na empresa será reduzida, uma vez que o número de ações da empresa aumentará.

Por exemplo, imagine que a sua participação na empresa é de 10%. Se a empresa fizer uma oferta pública de ações e a oferta for bem-sucedida, isto significa que o número de ações da empresa aumentará.

Como resultado, a sua participação na empresa será reduzida para menos de 10%, o valor exato vai depender da quantidade de ações emitidas.

No entanto, se a empresa tiver um Direito de Não Diluição, isto significa que a sua participação na empresa não será reduzida, mesmo que a oferta seja bem-sucedida.

O Direito de Não Diluição não é absoluto e pode ser limitado pelas leis societárias ou pelo estatuto da empresa.

Além disso, esse direito pode ser afetado pelas decisões da administração da empresa ou pelas decisões da assembleia geral de acionistas.

É importante que os acionistas estejam atentos às decisões da empresa e verifiquem se elas estão de acordo com o estatuto da empresa e com as leis societárias.

Além disso, os acionistas também devem verificar se as decisões da administração da empresa ou da assembleia geral de acionistas não vão afetar negativamente o seu direito de não diluição.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados