Fundos Imobiliários

IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários)

5min de leitura

Pedro Ávila

Pedro Ávila

Analista de Fundos Imobiliários

O que é o IFIX?

O Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários, também conhecido como IFIX, representa uma carteira teórica de ativos. O objetivo dessa carteira teórica é o de de servir como um indicador do desempenho médio das cotações dos Fundos Imobiliários negociados na Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

Para um Fundo Imobiliário fazer parte do IFIX, ele precisa, além de ser negociado na B3:

  • Estar, em ordem decrescente do Índice de Negociabilidade, no período de vigência das três carteiras anteriores (12 meses), dentre os ativos que, somados, representam 95% do total desse indicador.

  • Ter presença em ao menos 95% dos pregões no período de vigência das três carteiras anteriores.

  • Não ser classificado como “Penny Stock”, ou seja, ter cotação superior a R$ 1,00.

  • Caso o ativo tenha tido o sua Oferta Pública durante o período de vigências das três carteiras anteriores, ele poderá fazer parte do IFIX, mesmo sem estar listado durante todo o período, desde que:

-   A Oferta Pública tenha sido realizada antes do último rebalanceamento da carteira;
-   Possua 95% de presença nos pregões desde o seu início de negociação;
-   Esteja dentre os ativos que em ordem decrescente e somados, representem 95% do somatório do Índice de Negociabilidade durante a vigência das três carteiras anteriores;
-   Não seja classificado como “Penny Stock”.

Uma vez selecionados todos os Fundos Imobiliários que farão parte do IFIX, o peso de cada um nessa carteira teórica será determinado através da ponderação pelo valor de mercado de toda as suas cotas emitidas. Porém, um único Fundo Imobiliário poderá representar, no máximo, 20% do IFIX.

O IFIX é classificado como um índice de retorno total, o que significa que o seu valor reflete variações nos preços das cotas dos Fundos Imobiliário que o compõe, e a distribuição de dividendos desses Fundos.

Hoje, o IFIX possui cerca de 100 ativos, e os 5 Fundos de maior representatividade são:

  • KNIP11, que representa cerca de 6,45% do IFIX;
  • KNCR11, que representa cerca de 3,88% do IFIX;
  • HGLG11, que representa cerca de 3,47% do IFIX;
  • IRDM11, que representa cerca de 3,27% do IFIX;
  • KNRI11, que representa cerca de 3,21% do IFIX.

O IFIX é muito utilizado como comparativo de rentabilidade para Fundos Imobiliários individuais. Porém, por se tratar de um índice de referência, não é possível investir diretamente nele. Na prática, é possível apenas investir em ETFs, ou Fundos de Índices, que busquem replicar a carteira teórica do IFIX e, consequentemente, acompanhar a rentabilidade desse índice.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados