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M&A (Mergers and Acquisitions): O que é e como funciona?

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Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Introdução ao M&A

O termo “M&A” é um acrônimo para “mergers and acquisitions”, que em português significa fusões e aquisições. Em geral, o termo M&A é usado para se referir a qualquer tipo de transação envolvendo a compra ou venda de uma empresa.

Asfusões e aquisições são uma estratégia muito utilizada pelas empresas para crescerem de forma rápida, pois elas permitem que as empresas adquiram novos clientes, produtos e tecnologias. Além disso, as fusões e aquisições também podem ser uma forma de reduzir a concorrência no mercado.

O que é um processo de M&A?

Um processo de M&A é o conjunto de etapas que uma empresa precisa seguir para realizar uma fusão ou aquisição bem-sucedida. Esse processo geralmente envolve a identificação de potenciais alvos, a negociação das condições da transação e a finalização do acordo.

O primeiro passo do processo de M&A é a identificação dos alvos potenciais. Isso significa que as empresas precisam identificar quais são as outras empresas que estão à venda ou que estão interessadas em realizar uma fusão.

Uma vez que os alvos são identificados, as empresas precisamanalisar cuidadosamente os relatórios financeiros dessas empresas para determinar se elas são boas candidatas para uma aquisição ou fusão.

Depois de analisar os relatórios financeiros das empresas, as companhias interessadas nas mesmas iniciam as negociações das condições da transação. Nessa etapa, as duas companhias discutem os detalhes da proposta, como o preço da aquisição ou da fusão, e chegam a um acordo sobre os termos da transação.

Uma vez que as condições da transação são acordadas, as duas companhias assinam um contrato formalizando o acordo e iniciam o processo de finalização da transação.

Porque as empresas fazem investimentos em M&A?

Podemos listar diversos motivos para uma empresa realizar um processo de M&A, entre eles:

Crescimento: Nesse caso as empresas compras as outras visando crescimento de seu mercado.

Sinergia: Por aqui o objetivo principal é aumentar a eficiência dos negócios atuando em um só, se uma empresa é boa em algo e outra do mesmo setor é boa em outra, a união das empresas pode fazer sentido buscando maior eficiência e margens com menores proporções de custos, é unir os pontos fortes.

Aumentar o poder de cadeia: Aqui o objetivo é eliminar uma camada de custos através da aquisição de uma empresa que fornece (ou pode fornecer) matéria prima.

Eliminar a concorrência: Como o nome já diz, aqui o objetivo é eliminar a concorrência, nem que para isso seja necessária a compra do negócio todo para fechá-lo.

Cases de M&A de sucesso

A Disney investiu bastante em M&A no início dos anos 2000, em 2006 adquiriu a Pixar pela bagatela de US$7,4 bilhões. Daí pra frente só sucessos, Toy Story 3, Procurando Dory, Wall-e, filmes que sozinhos já renderam bilhões de dólares em faturamento.

O pulo do gato foi a combinação das forças, a Pixar sempre foi muito forte em tecnologia em animação e isso unido à estrutura da Disney rendeu sucesso total. Um ponto primordial foi a Disney não interferir na cultura da Pixar, deixando-os como sempre foram, uma empresa única.

Já em 2009, a Disney adquiriu a Marvel, o valor foi um pouco menor que o pago à Pixar, US$4 bilhões, a fusão seguiu o mesmo caminho de sucesso que aconteceu com a Pixar, foram lançados diversos filmes dos heróis da Marvel e o retorno do investimento feito já ocorreu.

Aqui no Brasil temos casos de M&A também, como o do Grupo Soma adquirindo a conhecida Hering, o valor foi de R$5 bilhões, a Arezzo & Co também estava na disputa mas sua oferta de R$3,4 bilhões não chegou perto da oferta do Grupo Soma.

Também temos a fusão da Hapvida com a Notredame Intermédica, o negócio custou R$120 milhões.

Cases de M&A de fracasso

Em 2012 a Google comprou a Motorola por US$12 bilhões, porém o que Larry Page e Sergey Brin não imaginavam é que o negócio não só não daria certo como a Google precisaria vender a Motorola por já estar afetando negativamente seu balanço. A Lenovo arrematou a empresadois anos após.

Em 2018, a Boeing anunciou um acordo de M&A com a Embraer, num roteiro cheio de episódios e dramas. A fusão movimenta o valor de US$5 bilhões e o que muito se comenta no mercado é que após o baque do período de pandemia a Boeing teve seu caixa fortemente afetado, não sendo capaz de levar o negócio adiante.

Quando as empresas decidiram rescindir o contrato, a Boeing apontou o dedo para Embraer e afirmou que a empresa brasileira não cumpria os requisitos para a aquisição, e Embraer por outro lado disse que na verdade a Boeing dava uma desculpa fraca.

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