Fundos Imobiliários

Ciclo de Exaustão: O último dos ciclos de um EBI

15min de leitura

Pedro Ávila

Pedro Ávila

Analista de Fundos Imobiliários

Os Ciclos de um EBI

Um Empreendimento de Base Imobiliária, pode ser dividido em ciclos. Geralmente, são considerados os seguintes ciclos:

  • Ciclo de Formatação;
  • Ciclo de Implantação;
  • Ciclo Operacional;
  • Ciclo de Exaustão.

O Ciclo de Formatação é o período em que o empreendimento no imóvel é planejado, formulado e projetado. Neste ciclo ocorrem apenas desembolsos para a aquisição do terreno, para o planejamento do empreendimento, para o projeto, despesas legais e tudo mais que for necessário para que, posteriormente, o imóvel possa ser construído.

NoCiclo de Implantação ocorre a construção do empreendimento. Durante este ciclo, as despesas são sustentadas pelo capital empreendedor, seja ele do investidor e/ou de um financiador.

Ainda que em raras ocasiões ocorram entradas e recursos financeiros frutos da exploração do empreendimento, como locações e arrendamentos, esse volume é irrisório se comparado às necessidades de desembolso financeiro para a construção do empreendimento.

No Ciclo Operacional é onde o imóvel cumpre o seu papel de gerar renda ao investidor. Neste ciclo, embora haja a necessidade de investimentos contínuos para a manutenção da capacidade de gerar renda do imóvel, esse desembolso de recursos financeiros, que vai para a a formação do Fundo de Reposição de Ativos(FRA), é muito pequeno se comparado à receita operacional do imóvel.

Porém, mesmo com esses reparos e manutenções contínuas, o FRA não é suficiente para sustentar a capacidade geradora de renda do imóvel indefinidamente. Quando essa capacidade se esgota, é necessário um aporte maior de recursos para uma grande reforma de reciclagem do imóvel, chamada de retrofit.

Enquanto o FRA custeia intervenções no imóvel, com o objetivo de atualizações e adequações funcionais, sem interromper o funcionamento do imóvel, oretrofitcausa uma maior intervenção, inviabilizando a utilização temporária do imóvel, com o objetivo de manter o padrão construtivo do ciclo que se encerrou.

É exatamente esse retrofit que marca a transição para o ciclo seguiente, o Ciclo de Exaustão.

Ciclo de Exaustão

O Ciclo de Exaustão possui características e dimensões idênticas ao Ciclo Operacional. É marcado por um dispêndio de recursos inicial e, posteriormente, o imóvel cumpre o seu papel gerador de renda, mantendo a necessidade da constituição do FRA. Em média, os Ciclos Operacional e de Exaustão duram 20 anos cada.

Em outras palavras, o Ciclo de Exaustão funciona como uma extensão do Ciclo Operacional. Porém, não significa necessariamente que, findado o Ciclo de Exaustão, o investimento também tenha se esgotado.

A definição de Ciclo de Exaustão apenas visa uma definição de critérios técnicos claros para a avalição de Empreendimentos de Base Imobiliária.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados