Fundos Imobiliários

Fundo de Reserva: o que é e como funciona?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o Fundo de Reserva?

O fundo de reserva nada mais é que a reserva de valor captado para uso posterior, como se fosse uma reserva de emergência.

O fundo de reserva é muito comum nos condomínios, usado para cobrir eventuais despesas não orçadas no orçamento anual, aí podem ser de qualquer natureza, resolver vazamentos, pintar uma parede pichada, troca dos portões que quebraram.

Mas o fundo de reserva é conhecido também nos mundo dos fundos imobiliárioscomo a reserva usada para investimentos em estrutura posteriormente, um belo exemplo de uso do fundo de reserva é o retrofit, se você ainda não conhece o termo pode ser que o nosso artigo sobre ele te ajude, é só clicar aqui, mas basicamente o retrofit é uma grande obra que um imóvel passa depois de muitos anos.

No retrofit, os custos são estimados por volta de 25% do patrimônio do fundo. É bastante coisa né?

Como funciona o Fundo de Reserva?

Os fundos recebem as receitas de seus aluguéis mensalmente e reservam uma parte no Fundo de Reserva, lembrando que nos FIIs, o fundo é obrigado a distribuir 95% de seus resultados semestrais. Então esse valor é investido em Selic ou CDI.

Ao longo do tempo o fundo vai usando esses recursos para manutenções periódicas nos empreendimentos e, segundo estudos, após 30 anos ele passa por um retrofit, modernizando sua estrutura para que se mantenha ativo e rentável por mais anos.

Nos relatórios de fundos imobiliários aqui da VAROS você vai encontrar bastante esse termo, usamos nos nossos modelos de Valuation, tanto no VBOX quanto no VZA, nosso curso de Valuation do Zero ao Avançado.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados