Conceitos

Risco de Crédito: O que é e como evitar?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Risco de Crédito

Imagine que você vai ao banco solicitar um empréstimo, o que acontece é uma avaliação do risco que o banco tem de que você não pague. Considerando seus históricos de pagamento, score, outras dívidas, etc.

O risco de crédito é o potencial que o banco tem de receber o valor emprestado, além da taxa de juros. Talvez você não saiba, mas quando o gerente faz essa análise, ele usa o CPF, o que é uma fonte inicial de informações para chegar ao risco de crédito.

Mas, quando o banco avalia o risco de crédito de uma empresa, ele considera muito mais do que apenas o CPF do dono da empresa.

O que é risco de crédito?

O risco de crédito de uma empresa é considerado o potencial dela de não cumprir com as suas obrigações financeiras. Isso porque, quando a empresa contrata uma dívida, ela se compromete a pagar o valor emprestado e além dos juros.

No fim, o risco de crédito é a possibilidade de não ser pago.

Como verificar o risco de crédito?

Para pessoas físicas, a análise ocorre em bancos de dados como SPC e Serasa. Lá é possível conferir todas as informações relevantes na análise, que se dá por um índice chamado escore, que vai de 0 a 1000 pontos.

Para empresas, consultamos as agências de classificação de risco. Alguns exemplos de agências:

  • Standard & Poor's
  • Moody’s
  • Fitch Ratings

Essas empresas avaliam questões diversas para classificar as empresas, como cenários econômico, tipo de negócio, parcerias e relacionamentos, tudo isso para categorizar o risco dessa empresa.

Classificação de Risco

As entidades de classificação classificam as empresas no níveis:

  • Nível AAA, AA +, A1, A2, Aa): Risco baixo de inadimplência.
  • Nível B (BBB, BB +, B1, B2, Bb): Risco médio de inadimplência.
  • Nível C e suas variações: Risco alto de inadimplência.
  • Nível D: Em situação de calote.

Por isso é sempre importante verificar a classificação das empresas que estamos investindo.

Índice de Basileia

O índice de Basileia também pode ser usado para avaliar o risco de crédito. Esse índice mostra o indicador de solvência dos bancos. Portanto, esse índice mostra a capacidade das instituições bancárias cumprirem suas dívidas.

Como evitar o risco de crédito?

Importante verificar a classificação das empresas através das agências de rating, observar também o Índice de Basileia para verificar como está a saúde financeira dos bancos.

Importante verificar se o investimento é protegido pelo FGC(Fundo Garantidor de Crédito). As aplicações de títulos públicos como CDB, LCI, LCAsão garantidas pelo FGC até R$250 mil por CPF, CNPJ ou conglomerado financeiro.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados