Renda Fixa

Letra de Crédito Imobiliário: O que é, como funciona?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é?

LCI, ou Letra de Crédito Imobiliário, nada mais é que um investimento em renda fixa, ela é isenta de Imposto de Renda (IR), costumam render bem mais que a poupança.

É muito parecida com o certificado de depósito bancário (CDB)emitido pelos bancos, portanto, quem compra esses títulos empresta dinheiro para uma instituição financeira, em troca recebe o valor investido mais juros rendidos no período do investimento.

A letra de crédito imobiliário é um título de crédito emitido por uma instituição financeira e lastreado em um contrato de financiamento de imóvel. É uma alternativa ao financiamento bancário tradicional e costuma oferecer condições mais vantajosas ao tomador do empréstimo.

Como funciona?

As LCI funcionam de forma parecida com os outros produtos de renda fixa, porém possuem algumas peculiaridades:

Rentabilidade:

As LCIs podem ser tanto pré fixadas como pós fixadas, além disso podem estar atreladas à inflação.

Letras prefixadas: o investidor que investe nessa modalidade recebe a taxa definida no momento do investimento, as remunerações variam. Nesse modelo é possível calcular o valor do rendimento que será obtido ao fim do vencimento.

Letras pós-fixadas: Neste caso, o investidor sabe apenas o indicador que será usado para rentabilizar seu investimento. O mais comum é o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), o que fará o rendimento variar de acordo com a variação do índice.

Em geral, o rendimento é um percentual desse índice: 95% do CDI ao ano, por exemplo. Isso indica que o investidor receberá 95% do que render o CDI ao fim do período de um ano.

Outra situação que pode ocorrer é o rendimento ser a soma de um índice mais um prêmio: CDI + 2%

Letras atreladas à inflação:

A remuneração dessas letras tem duas partes, uma atrelada a um indicador fixo, e outra a um indexador pós fixado. Em geral, os rendimentos são atrelados ao IPCA ou IGP-M. Exemplo: IPCA + 4%

Tributação das LCIs

O maior trunfo das LCIs estão aqui, elas são isentas de IR. Ou seja, a rentabilidade já é líquida.

Na maioria dos investimentos de renda fixa, a alíquota pode ser de até 22%, sendo o mínimo 15%

Portanto, as LCIs mesmo tendo um rendimento nominal abaixo de um CDB 100% do CDI, ainda podem ter um rendimento líquido acima deste, por não ter a cobrança de IR.

Como escolher uma LCI

É importante verificar o perfil de risco, observe sempre os prazos das LCIs, tenha sempre em mente os riscos embutidos nos investimentos.

É fundamental também verificar o emissor da LCI, observando sempre se tem solidez e por último, sempre faça comparativos com outras letras para garantir a melhor escolha possível.

Artigos que podem ser interessantes

VAROS 2024

Todos os direitos reservados