Conceitos

S&P- Standard & Poor: entenda qual é a sua importância

5min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

O que é a S&P- Standard & Poor?

O S&P (Standard & Poor's) é uma das principais agências de classificação de risco do mundo. Oferece análises e pesquisas em mais de 200 países. A empresa é conhecida por seus índices de mercado, que são usados como benchmark em todo o mundo.

Além da S&P, Fitch e Moody’s também são referência nesse mercado de agência de classificação de risco. Juntas, essas agências avaliam e classificam investimentos e governos.

A S&P também possui dois índices financeiros bastante conhecidos, o S&P 500 e o S&P Dow Jones

História da S&P

A história da S&P está intimamente ligada à história dos Estados Unidos, já que a maioria de seus clientes são instituições americanas.

A Standard & Poor's foi fundada em 1860 por Henry Varnum Poo. Poor era um editor e analista de ações.

Eles criaram a Standard & Poor's para fornecer aos investidores informações sobre as empresas que listavam suas ações na Bolsa de Valores de Nova York. A Standard & Poor's publicou seu primeiro relatório em 1868, que classificava as empresas em quatro categorias: A (alta qualidade), B (boa qualidade), C (baixa qualidade) e D (inadimplente).

A Standard & Poor's cresceu rapidamente nos Estados Unidos e, em 1885, estabeleceu uma filial em Londres. A Standard & Poor's foi adquirida pelo McGraw-Hill em 1966 e se tornou uma subsidiária do McGraw-Hill. A Standard & Poor's continua a fornecer serviços de classificação de risco para empresas e governos em todo o mundo.

O índice S&P 500

Esse índice mede o desempenho das 500 empresas de capital aberto com maior capitalização de mercado listadas na Bolsa de Valores de Nova York.

O índice S&P 500 foi criado em 1957 e desde então é considerado um importante indicador do desempenho econômico dos Estados Unidos. É amplamente utilizado por investidores, analistas e economistas para avaliar o desempenho das principais empresas americanas e o estado da economia dos Estados Unidos.

O índice é calculado diariamente. Além disso, ele é ponderado pelo valor de mercado das ações das empresas, o que significa que as empresas com maior capitalização de mercado têm um peso maior no índice.

Ele é um importante indicador do desempenho das principais empresas americanas e do estado da economia dos Estados Unidos. Ele é amplamente utilizado por investidores, analistas e economistas para avaliar o desempenho das principais empresas americanas e o estado da economia dos Estados Unidos.

A S&P e a crise dos subprimes

A S&P foi uma das principais agências de classificação de risco dos subprimes, que são títulos hipotecários de baixa qualidade. A S&P classificou os subprimes como recomendáveis, o que significa que eles eram menos propensos a sofrer inadimplência.

Mas a S&P não previu a magnitude da crise dos subprimes e muitos títulos hipotecários de baixa qualidade foram classificados como investimentos de alta qualidade. A crise dos subprimes teve um impacto negativo nos mercados financeiros globais e levou à queda dos preços das ações e dos imóveis.

A crise dos subprimes também causou a quebra de vários bancos e instituições financeiras. A S&P foi criticada por sua falta de previsão da crise dos subprimes e por sua classificação imprudente de alguns títulos hipotecários de baixa qualidade.

Ela foi multada em 5 bilhões de dólares por fraude pelo governo americano, mas antes que o processo tivesse uma sentença, ela fez um acordo com o governo dos EUA e pagou cerca de 1,3 milhões de dólares.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados