Fundos Imobiliários

Real Estate: saiba o que é esse ativo e como ele funciona

5min de leitura

Pedro Ávila

Pedro Ávila

Analista de Fundos Imobiliários

O que é Real Estate?

Neste artigo, você vai aprender o que significa o termo “Real Estate”, qual a sua origem e quais as formas de atuar nesse mercado.

Definição de Real Estate

Em uma tradução literal, o termo “Real Estate” significa “propriedade real”, trazendo a ideia de um bem físico e tangível.

Uma melhor definição de Real Estate é “um setor de produtos e empreendimentos imobiliários ou de base imobiliária”. Portanto, no Brasil, o termo Real Estate é utilizado para se referir ao Mercado Imobiliário, o que inclui imóveis físicos, tanto para a venda quanto para locação, e também a gestão desses imóveis.

Origem dos REITs

O termo surgiu nos Estados Unidos para se referir a companhias que tinham o objetivo de possibilitar o acesso ao mercado imobiliário a pequenos e médios investidores, chamadas de REITs (Real Estate Investiment Trusts).

O primeiros REITs foram criados na década de 60, e poucos anos após sua criação, passaram a gerenciar carteiras de propriedades imobiliárias. Esses REITs, nada mais são do que os Fundos de Investimento Imobiliário americanos.

Formas de Atuação

É possível atuar de diversas formas no Real Estate. As duas principais formas de atuação se distinguem entre empreendimentos imobiliários e empreendimentos de base imobiliária.

Empreendimentos imobiliários são investimentos com o objetivo da venda do imóvel ou terreno. Esse mercado é formado, principalmente, por grandes construtoras e incorporadoras.

Já empreendimentos com base imobiliária, são investimentos com o objetivo único de renda, ou seja, objetivam o recebimento de aluguéis e arrendamentos.

O termo Real Estate abrange ainda as atividades de gerenciamento de imóveis e portfólio imobiliário, como por exemplo, a gestão de Fundos Imobiliários e bancos de investimento que estruturam projetos imobiliários.

Subsetores

Os investimentos imobiliários e de base imobiliária, podem ser divididos em alguns subsetores, como:

  • Lajes corporativas: normalmente caracterizado por edifícios de escritórios e salas comerciais;
  • Logística: caracterizado por galpões logísticos;
  • Hotéis;
  • Hospitais;
  • Residencial;
  • Shoppings;
  • Agências Bancárias;
  • Lojas.

Real Estate está relacionado com o imóvel e não com o negócio. Por exemplo, quando citamos o subsetor de Agências Bancárias, nos referimos ao aluguel do espaço físico e não ao serviço prestado pelos bancos.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados