Fundos Imobiliários

Renda Mínima Garantida: entenda o que é e sua importância

2min de leitura

Pedro Ávila

Pedro Ávila

Analista de Fundos Imobiliários

O que é a Renda Mínima Garantida?

Na compra de um imóvel, a Renda Mínima Garantida (RMG) corresponde a um rendimento mínimo que o vendedor se compromete a pagar ao comprador, durante determinado período.

A RMG é muito aplicada por alguns Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Isso garante aos cotistas do fundo, um dividendo mínimo, mesmo que o imóvel ainda esteja em estágio pré-operacional ou que esteja sem inquilinos.

A RMG também pode se referir a FIIs que se comprometem a pagar um rendimento fixo ao investidor, durante determinado período. Isso geralmente ocorre na fase inicial do Fundo, quando os imóveis adquiridos ainda não geram renda.

É mais comum que isso ocorra em Fundos de Desenvolvimento e Incorporação, uma vez que esses só terão receita quando os imóveis forem revendidos.

Para o investidor é muito importante ficar de olho na RMG. Isso porque, se grande parte da receita do fundo vem dessa modalidade, significa que quando ela se encerrar, haverá uma grande queda nos dividendos, inclusive, podendo cair para zero.

Da mesma forma, quando é um FII que oferece a RMG ao cotista, significa que esse Fundo está utilizando parte do valor arrecadado na Oferta Pública Inicial (IPO) e distribuindo aos cotistas como RMG.

Em outras palavras, ele está devolvendo ao cotista o próprio dinheiro em vez de investi-lo e gerar um retorno real.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados