Conceitos

Lei de Pareto: o que é, como surgiu e o princípio 80/20

15min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é a Lei de Pareto?

A lei de Pareto é um conceito que afirma que 80% dos resultados são provenientes de 20% das causas. Ou seja, a maioria dos resultados positivos é proveniente de um número reduzido de causas.

A lei de Pareto é amplamente utilizada em diversas áreas, como administração, economia, marketing e engenharia. No mundo dos negócios, a lei de Pareto é conhecida como a "regra 80/20".

Ela afirma que 80% das vendas são provenientes de 20% dos clientes. A regra 80/20 também é aplicada para analisar os problemas de uma empresa. Ela afirma que 80% dos problemas são causados por 20% das causas.

Por exemplo, uma empresa pode ter 100 problemas, mas apenas 20 desses problemas estão causando 80% dos danos.

A lei de Pareto também pode ser usada para otimizar o tempo. Ela afirma que 80% do tempo é gasto em 20% das atividades. Por exemplo, uma pessoa pode trabalhar 8 horas por dia, mas apenas 1,6 hora é gasto em atividades produtivas.

A lei de Pareto é uma ferramenta útil para a tomada de decisões. Ela ajuda a identificar as áreas que precisam de mais atenção e os problemas que precisam ser resolvidos.

No entanto, é importante lembrar que a lei de Pareto não é uma regra absoluta. Ela apenas fornece uma maneira de analisar os dados e tomar decisões.

Como surgiu a Lei de Pareto?

A Lei de Pareto foi desenvolvida pelo economista italiano Vilfredo Pareto no século 19. Ele percebeu que, na Itália, 80% da terra era possuída por 20% da população.

A partir dessa constatação, Pareto desenvolveu um modelo para calcular a distribuição de recursos em uma sociedade. Esse modelo se tornou conhecido como a "curva de Pareto".

Quadrante de Pareto

O Quadrante de Pareto é uma ferramenta que auxilia na identificação dos problemas que estão causando a maior perda de produtividade em uma organização. Ele é baseado na lógica de que 80% dos problemas são causados por 20% das causas.

A ferramenta é bastante simples de ser utilizada. Primeiro é necessário identificar os problemas que estão causando a maior perda de produtividade. Em seguida, é necessário analisar as causas desses problemas e, finalmente, é necessário priorizar as ações que devem ser tomadas para solucionar os problemas.

O Quadrante de Pareto pode ser utilizado em diversas áreas da organização, como na melhoria da qualidade, na redução de custos, na gestão de projetos e na gestão de pessoas.

Esse quadrante é dividido em quatro quadrantes:

  • Quadrante 1: os 20% que estão gerando 80% dos resultados;
  • Quadrante 2: os 20% que estão gerando 80% das perdas;
  • Quadrante 3: os 80% que estão gerando 20% dos resultados;
  • Quadrante 4: os 80% que estão gerando 20% das perdas.

A importância da aplicação da lei de Pareto em nosso dia a dia

Por exemplo, suponha que você esteja escrevendo um artigo para o seu blog e está escolhendo qual título usar. Você pode se perguntar qual das duas opções a seguir é melhor:

Opção A: “Como fazer um bolo de chocolate”

Opção B: “Como fazer um bolo de chocolate perfeito”

Qual das duas opções você acha que vai gerar mais tráfego para o seu blog?

A resposta é óbvia: a segunda opção. O título “Como fazer um bolo de chocolate perfeito” é mais específico e, portanto, mais atraente para o leitor.

Aplicando o Princípio de Pareto à sua vida, você pode chegar à conclusão de que 20% das suas ações geram 80% dos seus resultados. Ou seja, a maioria das coisas que você faz não tem um impacto significativo na sua vida, mas algumas poucas ações podem ter um impacto imenso.

O segredo para o sucesso, então, é identificar essas poucas ações e focar a maior parte do seu tempo e energia nelas.

Exemplos de aplicação da lei de Pareto

O Princípio de Pareto pode ser aplicado a diversas áreas da vida, como o trabalho, os estudos, as finanças, a saúde, etc.

No trabalho, por exemplo, você pode identificar as tarefas que geram o maior retorno e focar a maior parte do seu tempo nelas. No campo dos estudos, você pode focar em aprender as coisas que realmente importam e deixar de lado aquelas que são menos importantes.

Na área financeira, você pode identificar as despesas que representam o maior risco para o seu orçamento e cortá-las. Na área da saúde, você pode identificar os hábitos que representam o maior risco à sua saúde e trabalhar para mudá-los.

Como você pode ver, o Princípio de Pareto pode ser aplicado a diversas áreas da sua vida.

Mas como você pode identificar as ações que realmente importam? A seguir, listamos algumas dicas para ajudá-lo a identificar as ações que realmente fazem a diferença:

Defina seus objetivos

O primeiro passo para identificar as ações que realmente importa é definir seus objetivos. Sem objetivos claros, você não tem como saber o que realmente importa e o que não importa.

Faça uma lista das ações que você precisa tomar

Uma vez que você definiu seus objetivos, o segundo passo é fazer uma lista das ações que você precisa tomar para alcançá-los.

Por exemplo, se o seu objetivo é ganhar mais dinheiro, a sua lista de ações pode incluir itens como “procure um emprego melhor”, “invista em ações”, “faça um curso de Valuation”, “aprenda Python”, etc

Avalie os resultados de cada ação

O terceiro passo é avaliar os resultados de cada ação. Para isso, você precisa fazer um teste e verificar qual ação gerou o melhor resultado. Por exemplo, se o seu objetivo é ganhar mais dinheiro, você pode fazer um modelo com machine learning(E aqui na Edufinance temos um curso completo voltado para esse fim) para verificar qual ação gerou o melhor resultado.

Identifique as ações que realmente importam

O quarto e último passo é identificar as ações que realmente importam. Para isso, você precisa analisar os resultados dos seus testes e identificar as ações que realmente fazem a diferença.

Aplicando o Princípio de Pareto à sua vida, você pode identificar as ações que realmente importam e focar a maior parte do seu tempo e energia nelas.

Outros exemplo que podemos citar

Vamos supor que você tem um estoque com 100 itens. Aplicando a lei de Pareto, você pode focar nas 20% dos itens que estão gerando 80% das vendas. Dessa forma, você pode otimizar o estoque, e aumentar a eficiência.

Vamos supor que você tem uma lista de tarefas com 10 itens. Aplicando a lei de Pareto, você pode focar nas 2 tarefas que vão gerar 80% dos resultados. Dessa forma, você pode otimizar o seu tempo, e aumentar a produtividade.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados