Mercado Financeiro

Investir em uma franquia da NFL ou no S&P 500: qual rendeu mais?

10min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Nos últimos anos, investir em franquias e clubes esportivos ganhou destaque como uma alternativa promissora para diversificar seus investimentos, isso para os super ricos, claro. Mas, será que um time da NFL é mais rentável do que investir no S&P 500? É o que a gente vai descobrir nesse artigo.

capacete de NFL

Entendendo o sistema de franquias da NFL e sua história

Antes de analisarmos o que rendeu mais nos últimos anos, é fundamental entendermos o sistema de franquias da NFL, como surgiu e como os investidores veem esse tipo de investimento.

Surgimento do sistema de franquias

O sistema de franquias da NFL surgiu em 1920, quando a liga foi fundada como a American Professional Football Association (APFA).

A NFL foi criada por um grupo de donos de times de futebol americano, liderado por George Halas e Ralph Hay, com o objetivo de organizar e promover o esporte.

Em 1922, a APFA mudou seu nome para National Football League (NFL). Desde então, a NFL passou por várias mudanças, incluindo a fusão com a American Football League (AFL) em 1970.

Como funciona o sistema de franquias da NFL

Hoje, a NFL é composta por 32 franquias, cada uma delas propriedade de um indivíduo ou um grupo de investidores.

Esses times são divididos em duas conferências – a Americana e a Nacional. Cada uma delas é formada por quatro divisões de quatro times.

Após a temporada regular, quando os times jogam entre si em calendário definido por sorteio, os campeões de cada divisão, e os dois melhores segundos colocados, disputam por mata-mata o título da conferência.

No fim, é um campeonato carioca com grife.

Os campeões de cada conferência por fim se enfrentam no Super Bowl, que vale o título da NFL. O jogo é disputado sempre em campo neutro, em um estádio pré-definido e é um dos maiores eventos televisivos do mundo.

A edição de 2023, marcada para 12 de fevereiro, será sediada em Phoenix, no Arizona, e contará com show da Rihanna no intervalo da partida.

As franquias são concedidas pela liga, e os proprietários são responsáveis por administrar seus times, construir estádios, contratar treinadores e jogadores, e gerar receita através de vendas de ingressos, transmissões de televisão, patrocínios e merchandising.

A NFL opera com um modelo de partilha de receitas entre as franquias, o que significa que uma parcela das receitas geradas pela liga é distribuída igualmente entre os times. Isso ajuda a manter a competitividade e a estabilidade financeira entre as equipes.

Investindo em franquias da NFL

Investir em uma franquia da NFL é visto por alguns como uma oportunidade única e lucrativa. Devido à popularidade e ao poder de marca da NFL, os times geralmente têm um valor de mercado alto e crescente.

Além disso, a partilha de receitas e o teto salarial ajudam a garantir a estabilidade financeira dos times, mesmo em temporadas com desempenho abaixo do esperado.

O tão sonhado Super Bowl

Embora o retorno financeiro seja uma parte importante do investimento em uma franquia da NFL, o objetivo maior de possuir e gerenciar uma equipe vai além do lucro.

Os proprietários de times da NFL têm responsabilidades significativas e um propósito maior que envolve o sucesso do time, a satisfação dos fãs e o crescimento do esporte.

Um dos principais objetivos dos proprietários é construir um time vencedor, capaz de competir pelos títulos e alcançar o tão desejado Super Bowl.

capacete de NFL

Isso envolve contratar os melhores treinadores, adquirir talentosos jogadores e criar uma cultura vitoriosa dentro da organização. Um time de sucesso atrai mais fãs, aumenta a receita e eleva o valor da franquia.

O Super Bowl movimenta bilhões de dólares todos os anos e só pra você ter uma ideia do que é esse evento vai uma lista dos números.

  • R$ 36 MILHÕES é o preço que as empresas pagam por um espaço publicitário de 30 segundos durante o Super Bowl. A maioria das marcas adquiriu anúncios por um valor entre US$ 6 milhões (R$ 31,5 milhões) e US$ 7 milhões (R$ 36,7 milhões). A Fox, detentora dos direitos de transmissão nos Estados Unidos, confirmou todos os as cotas de anúncio foram vendidas.
  • R$ 216 MIL foi o preço do ingresso mais caro para o Super Bowl desse ano, de acordo com o mecanismo de busca de ingressos TicketIQ. Segundo dados da empresa, o ticket médio disponível é de US$ 8,8 mil (R$ 46,2 mil) e o bilhete mais barato disponível está na faixa de US$ 5 mil (R$ 26,2 mil).
  • R$ 3 BILHÕES para a cidade anfitriã, como sempre o Super Bowl trará um enorme impacto financeiro para a cidade anfitriã, que, nesta edição de 2023, será Phoenix, no estado do Arizona. De acordo com estudo da organização "Visit Phoenix", o evento gerar cerca de US$ 600 milhões (R$ 3 bilhões) de lucro indireto à cidade. São esperadas entre 80 mil e 90 mil turistas no fim de semana do evento.
  • R$ 84 BILHÕES, e recorde, da galera do bet. O Super Bowl ultrapassou o recorde de US$ 16 bilhões (R$ 84 bilhões) em apostas nos Estados Unidos. De acordo com a Associação Americana dos Jogos de Azar (AGA), cerca de 30 milhões de adultos nos EUA pretendem fazer apostas na final da NFL, entre o Philadelphia Eagles e o Kansas City Chiefs.
  • R$ 824,5 MIL. Este foi o bônus pago pela NFL aos jogadores campeões do Super Bowl deste ano. Em 2022, o valor era de R$ 785 mil. Cada membro da equipe perdedora recebeu US$ 82 mil (R$ 430 mil) - também um pequeno aumento em relação ao prêmio do ano passado.
  • R$ 45 BILHÕES. Esta é a soma do valor das duas franquias finalistas, de acordo com estimativa da Forbes. Apesar do sucesso recente da equipe, o Kansas City Chiefs é avaliado em US$ 3,7 bilhões (R$ milhões) e ocupa apenas a 23ª posição na liga. O Philadelphia Eagles vale US$ 4,9 bilhões (R$ milhões).
  • R$ 2,1 BILHÕES.soma das folhas de pagamento de Chiefs e Eagles nesta temporada. A franquia de Kansas City tem gastos de US$ 212 milhões com os salários dos jogadores - valor ligeiramente superior aos US$ 200 milhões desembolsados pelo time da Philadelphia.

A venda do Denver Broncos em 2022 por US$ 4,65 bi

Como você mesmo viu, o futebol americano dá dinheiro, muito dinheiro. Mas será que o investimento numa franquia é tão rentável assim ou é melhor ficar quietinho no S&P 500 mesmo?

Em junho do ano passado, o Denver Broncos do nosso inefável Quarterback Russell Wilson, foi vendido por US$ 4,65 bilhões, o que por si só já é um recorde, o preço mais alto pago por uma equipe esportiva norte-americana.

capacete de NFL

O antigo proprietário, Pat Bowlen, comprou a franquia do Denver Broncos em 1984 por US$ 78 milhões. Ignorante essa rentabilidade não?

Após a morte de Pat em 2019, teve casos de família e processinhos, que acabaram resultando na recente venda da equipe pelos US$ 4,65 bilhões.

A venda foi feita para um grupo de investidores liderados por um dos herdeiros do Wallmart, Rob Walton, e mais alguns familiares, o presidente do conselho da Starbuck também entrou na jogada e até uma diretora do JP Morgan.

O acordo de venda com o grupo Walton-Penner também significa que Walton e Stan Kroenke, primo por casamento de Walton, serão donos de cinco das seis principais franquias de esportes profissionais do Colorado. Kroenke é dono da equipe de lacrosse Denver Nuggets, Colorado Avalanche, Colorado Rapids e Colorado Mammoth, além de uma empresa de mídia regional no estado.

Esses valores levantaram algumas questões sobre o quão bom havia sido o investimento de Pat. Lógico que ser rico foi fundamental na situação, até porque não é todo mundo que tinha US$ 78 milhões pra investir num time de futebol americano em 84, e nem hoje.

Que opção transformaria US$ 78 milhões em mais que US$ 4,65 bilhões?

Fazer esses US$78 milhões chegarem aos US$ 4,65 bi é um feito digno de aplausos. Considerando desde 1984 até 2022, só com o retorno de valores da franquia, dá um retorno de 11,35% ao ano.

Mas será que investir no S&P 500 seria melhor?

A resposta é sim (infelizmente hahaha)

Se a gente tivesse investido no S&P 500 os mesmos US$ 78 milhões e vendêssemos em 2022, o retorno teria sido de US$ 5,51 bilhões.

É uma diferença de quase 1 bilhão.

Mas vale mencionar que a gente só tá considerando aqui, o valor da franquia. Todos os inúmeros benefícios de ter uma franquia da NFL não podem ser desconsiderados. A renda recebida ao longo dos anos, as vitórias no Super Bowl, que como você viu comigo pagam bem demais e os Broncos levaram três troféus nesse período.

capacete de NFL

Isso sem falar na melhor parte do negócio que é estar no show que é a NFL, embora não seja um campeonato muito conhecido aqui no Brasil, o futebol americano tem se popularizado cada vez mais por aqui, principalmente pelos shows do Super Bowl.

E como seria se a gente fizesse essa mesma conta com o Ibovespa hein?

Esse estudo vai ficar pra um próximo artigo, caso queiram ver como o Ibov se saiu contra o investimento no Denver Broncos.

Diferentemente das franquias da NFL, o S&P 500 é mais acessível pra quem não dispõe dos milhões do pessoal do futebol.

Com pouco dinheiro você consegue investir em ETFs, inclusive o do S&P 500, SPX, que investe nas 500 maiores ações dos EUA. Algumas corretoras oferecem o investimento através do mercado fracionário de lá, que é um pouco diferente do nosso por aqui.

Bife Ancho ou Saladinha?

Pra deixar tudo mais simples, a comparação desse artigo é como escolher entre um suculento bife ancho com fritas e uma saladinha.

No longo prazo a saladinha vai te deixar mais saudável mas é "sem graça", enquanto o bife ancho com fritas tem aquela emoção incomparável, embora no longo prazo seja menos saudável.

Mas e você, o que iria preferir, bife ancho ou saladinha?

Brincadeiras à parte, muito obrigado pela sua visita, espero te ver em breve em outros artigos.

Tchau!

VAROS 2024

Todos os direitos reservados