Mercado Financeiro

Como investir melhor usando o Pôquer?

7min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Investir mirando o longo prazo pode nos trazer retornos muito bons, pelo menos historicamente.

Com os ciclos de mercado girando descontroladamente seria a hora de uma abordagem diferente? Pra saber a resposta precisamos analisar as chances de vitória e derrota do mercado de ações no longo prazo.

Como vimos no artigos sobre o melhor hedge de 2022, o S&P 500 apanhou no último ano, de agosto até novembro caiu 10%, fora o que já tinha caído antes disso. Os investidores ficam descontentes e temerosos e qualquer rali se dissipa rapidamente gerando mais quedas.

Com uma tonelada de situações pelo mundo, tensões entre Rússia e Ucrânia, falta de abastecimento nas cadeias de suprimentos, aumentos nas taxas de juros do Fed, inflação sem freio, isso porque a crise nos bancos nem havia chegado ainda.

O que todo investidor estava buscando nesse momento é um sinal de que estávamos perto do fundo. Naquele momento os sinais não eram tão aparentes.

Bom, como você deve saber, sair do mercado nesses momentos para evitar mais perdas geralmente leva os investidores a perder uma boa parte da recuperação do mercado.

Aí você me pergunta, com o mercado caindo 20%, pode piorar? Como diz o ditado: “No fundo do poço, sempre tem um alçapão”. Mas também pode piorar a longo prazo, a Grande Depressão é um exemplo, e talvez os últimos meses também.

O nosso maior problema é que não temos como saber com antecedência se o mercado vai subir ou cair mais. Tomar essas decisões diante de um cenário incerto é uma característica conhecida de um jogo: o Pôquer.

Nele você faz suas apostas com informações desconhecidas: com cartas ainda pra vir e com cartas viradas pra baixo sem que você saiba quais são. Os profissionais apostam alto quando as probabilidades estão ao seu favor.

Isso significa que eles sempre ganham? De forma alguma.

Nós chamamos de bad beats (quando as probabilidades estão ao seu favor mas você perde mesmo assim) e elas são um fato na vida de todo jogador de pôquer.

Mas no longo prazo, se você apostar quando as probabilidades estiverem ao seu favor, você ganha mais do que perde. Existe um livre muito bom sobre tomar decisões diante da incerteza, é o “Thinking In Bets: Making Smarter Decisions When You Don't Have All the Facts”, de Annie Duke, uma ex-jogadora profissional de pôker.

Trazendo isso para os investimentos e usando como base o S&P 500 desde 1950, olhando retornos de 5, 10 e 20 anos. Comprar e manter por 5 anos resultou em retornos positivos em 83% das vezes.

Nesse período, o retorno médio ficou em 8,5% ao ano. Se a gente levar isso para o período de 10 anos o retorno médio por ano ficou em 8%. Nos 20 anos, a mesma média, 8%.

Esse estudo é mais fácil de fazer no S&P 500 por conta do tempo e estabilidade, mas podemos adaptar aqui no Brasil. O intuito é mostrar que as possibilidades estão a seu favor. No curto prazo, tudo pode acontecer, mas se perseverarmos a recompensa sempre vem.

Eu particularmente acredito que devemos vender nossas ações do portfólio somente em algumas ocasiões especiais: Os fundamentos da empresa mudaram pra pior e sem perspectiva de melhora, ao analisar o valor justo da empresa, não é possível encontrar upside ou TIR que faça valer a pena o investimento.

Momentos de crise virão, mas eles não são pra sempre, e como no pôquer, no fim ganha o competidor que perdeu menos e ganhou mais. Não adianta tentar adivinhar o mercado, porque essa é uma proposta perdedora.

Pelo menos, até hoje não conseguimos prever o futuro com tamanha certeza, até pela complexidade, então seguindo o plano definido e estruturado sem querer adivinhar pra onde o mercado vai ainda é a melhor jogada.

Se você não sabe como analisar as ações e saber se são boas ações que poderão retornar bons lucros, aqui na VAROS nós temos nossas Carteiras Recomendadas. Além disso, todas elas (exceto na Carteira Fator) você ganha acesso ao VBOX, uma plataforma de analise e recomendação de ativos.

Lá nós colocamos as analises de todas as empresas da bolsa, em relatórios de valuation e em vídeos, no maior estilo Netflix, além disso, na comunidade dos assinantes todos os dias a galera troca ideias de investimentos, teses, notícias, sem perder o foco.

Então se quiser conhecer o VBOX e nossas Carteiras vou deixar o link aqui embaixo, você tem 7 dias pra testar.

Conheça nossas Carteiras Recomendadas

VAROS 2024

Todos os direitos reservados