Conceitos

Carve-out: o que é e como funciona esse processo?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o Carve-out?

O carve-out nada mais é que o processo de separação de uma linha de negócio de uma empresa, esse processo é realizado com parcelas autônomas das empresas, podendo ser um divisão, uma linha, uma subsidiária.

Essas operações vem se tornando comuns nos últimos anos, principalmente após a pandemia do COVID-19, onde muitas empresas precisavam de liquidez e buscavam se livrar de ativos menos eficientes de seus negócios. Os possíveis compradores buscavam por outro lado um bom desconto para assumir o ativo.

Aqui no Brasil tivemos em 2009 um caso peculiar de carve-out. Que foi o da TAM que realizou o carve-out do seu programa de fidelidade, o Multiplus, que logo após realizou sua abertura de capital.

Como funciona?

Quando uma empresa precisa de liquidez ou observa que uma de suas linhas de negócio não vai bem ou não apresenta sinergia, entende que talvez a melhor coisa a se fazer é o carve-out, essas linhas de negócio ou subsidiárias já contam com uma estrutura completa, podendo rodar sozinhas, e isso é usado como vantagem, tanto por quem vendo quanto por quem compra.

Considerando que o vendedor busca se livrar do ativo, e o comprador não precisará iniciar uma empresa do 0.

A partir daí segue uma série de procedimentos burocráticos para a concretização do negócio. Vamos mostrá-los resumidamente.

  • O planejamento preliminar
  • O due diligence
  • A negociação em si da operação
  • Por último mas não menos importante, o contrato de compra e venda do negócio.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados