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Análise Horizontal e Análise Vertical: o que são e como calcular?

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Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Análise Horizontal e Análise Vertical

Esses dois tipos de análises são realizados utilizando alguns documentos e demonstrativos financeiros das empresas. Afinal, todos os cálculos e observações serão baseados nas informações que esses demonstrativos trarão para nós.

Os três que são mais usados nas análises horizontais e verticais são:

Balanço Patrimonial: Nós temos um artigo completo falando sobre o BP, mas resumindo para darmos prosseguimento nesse artigo o BP reúne as informações de ativos e passivos da empresa.

Demonstrativo de Resultados do Exercício(DRE): Também temos um artigo falando sobre o DRE, basicamente ele é o resumo de como foi a operação da empresa num período mais curto, aqui no Brasil, são trimestrais as divulgações de DRE.

Fluxo de Caixa: O Fluxo de caixa é um relatório que nos mostra toda a movimentação financeira do caixa da empresa, dívidas entre entradas e saídas.

O que é a Análise Horizontal?

A análise horizontal é uma técnica de análise financeira que compara os dados financeiros de uma empresa em diferentes períodos de tempo. A análise horizontal pode ser usada para analisar os dados financeiros de uma empresa em um determinado período de tempo ou para comparar os dados financeiros de uma empresa com os de outras empresas.

Mas o objetivo principal da análise horizontal é verificar a evolução e o desenvolvimento de uma empresa. Observando essa evolução é possível encontrar tendências de movimentos para os próximos anos, ou verificar se as mudanças realizadas nos últimos cinco anos surtiram efeito, caso tenha sido esse o caso.

A análise é feita por linhas, por isso o “horizontal”, mas não significa que você deve utilizar apenas uma.

Como calcular a análise horizontal?

Para calcular a análise horizontal, primeiro é necessário determinar operíodo de tempoque será analisado. Em seguida, os dados financeiros para esse período de tempo devem ser coletados e tabulados. Por último, os dados financeiros devem ser comparados para identificar quaisquer tendências ou padrões.

Exemplo:

A empresa Varos(ticker: VARO3) apresentou os seguintes resultados financeiros nos últimos três anos:

Ano 1: Receita: R$1.000.000 Lucro: R$100.000

Ano 2: Receita: R$1.200.000 Lucro: R$150.000

Existe uma fórmula que é usada para o cálculo da análise horizontal.

AH = (Valor Atual / Valor Base) - 1

Ao analisar os dados financeiros da empresa VARO3 usando a análise horizontal, pode-se ver que a empresa teve um crescimento constante na receita e no lucro ao longo dos dois anos da nossa análise.

Receita

AH = (1.200.000 / 1.000.000) - 1

AH = 1,2 - 1

AH = 0,2 ou 20%

Lucro

AH = (150.000 / 100.000) - 1

AH = 1,5 - 1

AH = 0,5

Sendo assim, podemos concluir que a receita da empresa subiu 20% e o lucro subiu 50% na comparação entre os 2 anos.

O que é Análise Vertical?

Na análise vertical, a observação deixa de ser entre períodos e passa a ser entrelinhas do demonstrativo num mesmo período, é uma avaliação de cima para baixo.

Se lá o objetivo era encontrar tendências e observar evoluções, aqui na vertical o foco está em ver quanto do resultado pertence a uma linha ou conta. Fazendo isso conseguimos ver quais linhas são mais importantes para o resultado da empresa, podendo focar nossos esforços e atenção nessesindicadores mais importantes.

Além disso, essa análise permite que possamos avaliar os pontos de melhoria durante o tempo, e observando o volume de cada linha é possível ver como se alterou durante o tempo.

Como calcular a análise vertical?

Na análise horizontal vimos que o cálculo era bastante simples, aqui não é diferente. É só pegar a conta que você quer analisar e dividir pelo valor total do grupo dessa conta.

Aqui abaixo temos a fórmula de análise vertical:

AV = Valor da conta / Valor total do grupo de contas

Vamos usar ainda nossa empresa do exemplo anterior, mas dessa vez vamos considerar a conta Contas a Receber de Clientes. Como aprendemos lá no nosso artigo sobre o balanço patrimonial a conta Contas a Receber de Clientes fica dentro do Ativo da empresa, então vamos supor os valores abaixo:

Contas a Receber: R$200.000

Ativo Total: R$4.000.000

Ao colocarmos na fórmula teremos a seguinte situação:

AV = 200.000 / 4.000.000

AV = 0,05 ou 5%

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