Demonstrações Financeiras

Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP): o que é?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o DFP?

As Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) são um conjunto de informações que devem ser divulgadas pelas companhias abertas.

Além desses demonstrativos, as companhias abertas também devem divulgar o Relatório de Gestão, que é um documento que apresenta a situação econômico-financeira da empresa, bem como as perspectivas para o futuro.

As DFP devem ser encaminhadas trimestralmente à Comissão de Valores Mobiliários(CVM) e à Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (B3).

Pra que serve?

O objetivo é padronizar a forma como essas companhias apresentam suas informações financeiras, para que os investidores possam comparar as empresas e tomar suas decisões de investimento com mais facilidade.

Estrutura

As DFP são compostas pelos seguintes demonstrativos financeiros:

  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • Demonstração do Lucro ou Prejuízo Acumulado (DLPA)
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

As companhias que possuem capital aberto são obrigadas a apresentar todos os documentos relacionados ao exercício social anterior, e entregá-los ao final de cada trimestre do ano.

O objetivo principal dos relatórios é o de informar o mercado de capital sobre a situação financeira da companhia, além de permitir que o mercado tenha uma base para decidir se vai investir ou não na companhia.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados