Perfis

Juliana Damião Salem: quem é e qual sua importância

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Quem é Juliana Damião Salem

Nesse artigo você vai conhecer a história de Juliana Damião Salem, a Diretora Jurídica da Hypera (HYPE3).

juliana-salem.webp

Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Juliana fez carreira no Direito na área de fusões e aquisições. Ela entrou, em 2002, no escritório Machado Meyer, um dos principais do país na área societária, como estagiária e saiu de lá já como advogada sênior.

Do Machado Meyer, Juliana foi pra Hypera, onde entrou em 2009 como Gerente Jurídica da Área Societária, Mercado de Capitais e M&A. Em 2013, ela passou a ser responsável por toda a área Jurídica da empresa, reportando diretamente ao Chief Financial Officer (CFO).

No fim de 2016, além da parte jurídica, sua cadeira passou a tomar conta da área de Compliance e Assuntos Regulatórios.

Desde que Juliana entrou na Hypera, é certo que a área jurídica da empresa tem trabalhado bastante. Se não bastasse o trabalho habitual em uma grande empresa como a farmacêutica goiana, a empresa já fechou mais de 10 aquisições e fez alguns desinvestimentos, como a venda do negócio de materiais de limpeza e da divisão de preservativos. Com tantos M&As feitos pela Hypera nos últimos treze anos, é óbvio que a experiência de Juliana na área de fusões e aquisições tem sido muito útil pra empresa.

Outro problema que ela teve que ajudar a resolver foi o envolvimento da empresa com a Lava Jato. Aqui, a gente não vai te explicar toda essa história, então se você quiser saber mais, baixe o relatório completo que fizemos sobre a Hypera (colocar o link pra baixar o relatório da Hypera).

O que você tem que saber aqui é que o envolvimento da Hypera com as páginas policiais foi um problemão pra empresa, que acabou trocando o seu Chief Executive Officer (CEO) e o Presidente do Conselho de Administração, além de pagar uma multa milionária pro governo em um acordo de leniência. Parece que o problema foi resolvido e a empresa não está mais ligada a nenhum processo ligado a casos de corrupção.

Juliana deve ter tido um trabalhão pra resolver os problemas da Hypera com o governo, já que limpar o nome de uma empresa desse porte de uma acusação de corrupção é bem complicado. A notícia boa é que o acordo de leniência assinado pela Hypera foi muito elogiado por todo o mercado.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados