Perfis

Fernando Simões: Conheça o Presidente do Conselho da JSL

3min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

Fernando é o filho caçula dos seis filhos de Júlio Simões, fundador da JSL Logística. A JSL é a antiga holding que controlava todo o grupo Júlio Simões, que hoje em dia é controlado pela Simpar. Ele tem 54 anos de idade e começou a trabalhar nas empresas da família aos 14, em 1981.

Fernando começou a trabalhar cedo para ficar mais próximo do pai. Em suas próprias palavras: “Ele foi meu maior ídolo. Eu não comecei a trabalhar aqui, aos 14 anos, porque gostava da empresa. Eu comecei a trabalhar porque gostava do meu pai.

Estar na empresa era uma maneira de estar perto dele. Só algum tempo depois é que a satisfação em fazer o que faço surgiu — e permanece até hoje.”

Em 1986, aos 19 anos, Fernando assumiu o cargo de Diretor Operacional da JSL, e somente 2 anos mais tarde assumiu a área comercial da empresa e iniciou o projeto de diversificação e expansão de atividades, já que na época a JSL estava concentrada no transporte de produtos derivados da siderurgia.

Fernando não fez faculdade e, segundo ele, todo seu conhecimento de gestão foi adquirido na prática, com o pai e com parceiros importantes, como David Feffer, atual presidente da Suzano e neto do fundador, Leon Feffer, parceiros de longa data da JSL.

Como é relativamente comum em empresas familiares, ele entrou cedo e subiu rápido, mesmo sendo jovem e com pouca experiência, além de não ter nenhum currículo.

No entanto, no caso de Fernando, o conhecimento prático se mostrou extremamente útil. No final da década de 90, ele já dividia a gestão da JSL com o pai, e em 2010, na abertura de capital da empresa, era o CEO em exercício desde 2009.

Fernando sempre manteve cargo ativo nas diversas empresas do grupo, seja como CEO ou membro do Conselho de Administração (CA). Atualmente, além de cadeira no CA de cada empresa do grupo, Fernando é CEO da Simpar e controlador indireto do grupo, através da JSP Holding.

De fato, Fernando não tem currículo, não se atualiza com nenhum curso e nem procurou fazer faculdade. Mas está à frente do grupo desde a década de 90 e até agora tem mostrado um excelente track record de crescimento e geração de valor, com presença e visão consolidadas em todas as companhias do grupo.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados