Contabilidade

Dívida líquida/PL: conheça sua importância.

5min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

Dívida líquida/ patrimônio líquido

Essa é uma métrica fundamental para analisarmos uma empresa. Podemos dizer que ela é basicamente calculada pegando a dívida do passivo da empresa e dividindo pelo patrimônio líquido.

Entendendo os indicadores

A dívida líquida é uma métrica muito importante para as empresas, pois ela indica o quanto a companhia tem em dívidas e obrigações a pagar. Já o patrimônio líquido é o ativo total da empresa, menos suas dívidas.

A dívida líquida é calculada subtraindo-se o valor total das dívidas da empresa (dívida bruta) do valor total dos ativos. Já o patrimônio líquido é calculado subtraindo-se o valor total dos ativos da empresa do valor total das dívidas. Ou seja, é possível termos uma dívida líquida negativa. Quando isso acontece, temos uma empresa que consegue gerar muito mais dinheiro do que sua dívida.

O patrimônio líquido é uma métrica muito importante para as empresas, pois ela indica o quanto a companhia tem em ativos. Já a dívida líquida indica o quanto a companhia tem em dívidas.

A dívida líquida é importante porque indica o quanto a empresa deve para os credores e obrigações. Já o patrimônio líquido é importante porque indica o quanto a empresa vale e se ela é uma boa ou má investimento.

Analisando a utilidade da métrica DL/PL

A métrica dívida líquida/patrimônio líquido é uma ferramenta importante para analisar a situação financeira de uma empresa. Ela mostra o percentual de dívida que uma empresa tem em relação ao seu patrimônio líquido.

Uma empresa que tem uma dívida líquida/patrimônio líquido baixa, significa que ela tem mais patrimônio do que dívida e, portanto, é mais financeiramente saudável. Uma empresa com uma dívida líquida/patrimônio líquido alta, significa que ela tem mais dívida do que patrimônio e, portanto, é menos financeiramente saudável.

A dívida líquida/patrimônio líquido também é importante porque mostra a solvência da empresa. Uma empresa que tem uma dívida líquida/patrimônio líquido baixa, é mais solvível do que uma empresa com uma dívida líquida/patrimônio líquido alta.

Por fim, a dívida líquida/patrimônio líquido é importante porque mostra o risco da empresa. Uma empresa com uma dívida líquida/patrimônio líquido baixa, é menos arriscada do que uma empresa com uma dívida líquida/patrimônio líquido alta.

Portanto, a métrica dívida líquida/patrimônio líquido é uma ferramenta importante para analisar a situação financeira de uma empresa. Ela mostra o percentual de dívida que uma empresa tem em relação ao seu patrimônio líquido e, portanto, mostra a solvência, o risco e a capacidade da empresa de pagar suas dívidas.

Limitações da métrica DL/PL

É válido considerarmos que não devemos olhar essa métrica de forma isolada, é fundamental que também seja analisado o setor que a empresa está inserida.

Se olharmos as siderúrgicas, veremos que elas tendem a possuir um alto endividamento, que é uma característica natural do setor. Isso não significa que a empresa seja ruim. Outras métricas devem ser consideradas em conjunto para que você consiga avaliar o negócio como um todo.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados