Economia

Resseguro: O seguro contra grandes desastres

10min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o Resseguro?

Você muito provavelmente já deve conhecer um seguro, neste artigo vamos explicar o que é o Resseguro.

O Resseguro é um seguro para as seguradoras, embora tenham muito dinheiro as seguradoras também precisam de um seguro para garantir que tenham a capacidade, ou possam transferir essa demanda para as resseguradoras. Não tem muito mistério.

Neste artigo vamos te contar como funciona uma resseguradora, como elas fazem bilhões de reais todos os anos e como uma resseguradora causou o maior escândalo financeiro do mercado brasileiro.

Como funciona e para que serve o resseguro?

Já vimos no nosso artigo sobre seguros como eles funcionam, o resseguro faz basicamente o mesmo só que para os seguros, ou seja, eles fazem seguros para seguros. Talvez você não veja muita utilidade num resseguro, porém eles são extremamente importantes, e eu vou te explicar o porquê.

As seguradoras são instituições que possuem muito dinheiro e podem realizar diversos pagamentos mas existe um risco que elas correm todos os dias, é o risco de uma catástrofeou de um evento tão grande que não tenham como suportar, é o chamado seguro de grandes riscos, lógico que ninguém espera que um meteoro caia por aqui, mas desejar que ele não caia não significa que não existam chances disso acontecer.

Mas talvez você possa achar que estou viajando, então para trazer pra uma realidade mais palpável, os atentados de 11 de setembro lembram algo?

Foi uma catástrofe inesperada e que causou bilhões em prejuízos, só em indenizações com os familiares das vítimas foram, em média, US$1,36 milhão por vítima, considerando as 3.300 vítimas teremos alguns bilhões na mesa, algumas fontes dizem que o total gasto pelos EUA após esse infeliz atentado ultrapassa os trilhões de dólares.

Outro evento que causou grande destruição ainda nos EUA foi o furacão Katrina, que devastou o país, causando mais de 1.000 mortes, e custando mais de US$125 bilhões de prejuízo. E quando se fala em furacões os EUA tem propriedade no assunto, todos os anos são afetados por vários deles.

Agora imagine que uma seguradora tenha que realizar todas essas indenizações, não seria possível, é muito dinheiro. Aí foram criadas as resseguradoras, que tem como missão proteger as seguradoras contra esses grandes riscos, sejam eles ambientais, ou até financeiros, como no fatídico 2008.

O que as resseguradoras fazem é assumir uma parte do risco que as seguradoras correm nesses casos extremos.

Como uma resseguradora faz dinheiro?

Como vimos no artigo sobre seguros(caso ainda não tenha conferido te convido a conferir clicando aqui) as seguradoras tem um limite de seguros que podem ser vendidos e esse limite é uma porcentagem do seu PL, para driblar esse limitação o que as seguradoras fazem é repassar uma parte desses seguros para as resseguradoras, na teoria parece que as seguradoras estão vendendo menos seguros né?

Pois é, na prática o que acontece é que elas recebem uma comissão por esses seguros, essa comissão geralmente serve para cobrir os custos de aquisição do seguro. A propósito, se chamacomissão de resseguro.

Com essa operação as seguradoras têm seu Patrimônio Líquido aumentado toda vez que ela faz um resseguro, o que a libera para vender novos seguros, gerando um lucro maior ainda. Essa operação se chamasurplus relief.

Já nas resseguradoras o que acontece é que ao assumir o seguro ela assume o float, e não sei se lembra do que falamos no artigo do seguro mas ele pode serinvestido para renderenquanto não é utilizado, sendo assim as resseguradoras ficam com uma montanha de float rendendo tranquilamente, e é assim que uma resseguradora faz muito dinheiro aqui no Brasil.

O Resseguro no Brasil

O resseguro chegou aqui no Brasil na Era Vargas, o Nacionalista, Vargas que já havia criado algumas estatais, queria se proteger das investidas internacionais, entre elas algumas grandes conhecidas de todos nós.

Petrobrás, Vale, CSN.

Mas o seguro contra grandes riscos havia sido esquecido num primeiro momento por Vargas, e para não deixar que as empresas internacionais dominassem esse mercado por aqui criou o Instituto de Resseguros do Brasil, mais conhecido como IRB

E talvez você ainda não conheça a IRB e mesmo conhecendo a fundo a história da empresa, temos um conteúdo inédito e jamais visto em outro lugar, é um documentário sobre um dos maiores escândalos no mercado financeiro brasileiro, o Leandro contou todos os bastidores dessa história digna de filme e tenho certeza que você não vai desgrudar da tela pra saber como tudo aconteceu.

Nesse artigo você conferiu o que é umresseguro, qual a diferença entre seguro e resseguro, como funcionam as resseguradoras, e se conferiu o vídeo do documentário descobriu também como foi desarticulado um dos maiores esquemas do mercado financeiro brasileiro.

Nosso canal no YouTube tem muitos vídeos como esse, analisando empresas, fraudes, modelos de negócios e muito mais, então se você ainda não é inscrito, considere se inscrever.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados