Economia

BNDES: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

5min de leitura

Matheus Nóbrega

Matheus Nóbrega

Analista de Energia

O que é o BNDES?

O BNDES foi criado em 1952, pelo então presidente Getúlio Vargas. O objetivo do BNDES era auxiliar o desenvolvimento econômico brasileiro para superar o subdesenvolvimento.

Em sua primeira fase, o BNDES teve como foco o financiamento de grandes empresas, como a Petrobras, a Vale do Rio Doce e a Eletrobrás.

A partir da década de 70, o BNDES passou a atuar de forma mais ativa na promoção do desenvolvimento econômico do país, por meio do financiamento de projetos de infraestrutura e de grandes empreendimentos industriais.

Já na década de 80, o BNDES iniciou uma nova fase da sua história. Com intuito de estimular a inovação tecnológica nas empresas nacionais, foi criado o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e à Modernização da Indústria.

A partir da década de 90, o BNDES passou a atuar de forma mais direta na promoção do desenvolvimento socioeconômico do país, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Em 2009, o BNDES criou o Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que teve como objetivo estimular o investimento para ajudar a combater os efeitos da crise financeira internacional na economia brasileira por meio do fomento aos investimentos.

Atualmente, o BNDES é um dos principais agentes do Governo Federal para o desenvolvimento econômico do país. Sua área de atuação é vasta e inclui o financiamento de projetos de infraestrutura, de pesquisa e desenvolvimento, de inovação tecnológica, de exportação e de micro, pequenas e médias empresas.

O BNDES também atua como agente de fomento à inovação, à competitividade e à geração de emprego e renda no país. Além disso, o banco tem como missão contribuir para o aumento da produtividade da economia brasileira e para a melhoria do padrão de vida da população.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados