Perfis

O que Warren Buffett busca nos relatórios anuais das empresas?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que Warren Buffett procura em relatórios anuais

Olá, investidores! Hoje vamos falar sobre o que o grande Warren Buffett procura em relatórios anuais. Numa sessão de perguntas e respostas o Oráculo de Omaha deixou alguns ensinamentos sobre o que é mais importante pra ele ao ler os relatórios anuais das empresas.

A importância do gestor

Buffett gosta de conhecer o máximo possível sobre a pessoa que está administrando a empresa.

Ele quer entender como essa pessoa pensa sobre o negócio e o que realmente está acontecendo lá dentro.

Ele quer um relatório que seja como uma conversa com um parceiro de negócios após voltar de um afastamento de 1 ano, contando tudo o que aconteceu no último ano e o que ele espera para o futuro.

O propósito do relatório

Para Buffett, o relatório não deve ser um documento de vendas, mas sim uma fonte de informação.

A SEC exige muitas informações e muitas delas são úteis, mas sabemos que as empresas tentam criar sua narrativa perfeita nos relatórios.

Ele quer entender o que está acontecendo em todos os tipos de negócios. Se ele possui ações em uma empresa e existem outras oito empresas no mesmo setor, ele quer ter acesso aos relatórios de todas elas. Afinal, como entender o desempenho da sua empresa sem saber o que as outras estão fazendo?

A perspectiva do mercado

Buffett quer ter a perspectiva do que está acontecendo no negócio em termos de participação de mercado, margens e tendências.

Ele não pode ser um proprietário inteligente de um negócio a menos que saiba o que todas as outras empresas do setor estão fazendo.

Ele busca essa informação nos relatórios. Tenta dimensionar o negócio e as pessoas que estão na direção da empresa.

A importância da informação externa

Ler muitos relatórios ao longo dos anos, o ajudou muito nas tomadas de decisão. Além de ler todos os relatórios das empresa do portfolio ele abrange isso a todas as empresas do mesmo setor dessas empresas, ele gosta de avaliar de forma inteligente como os gestores estão trabalhando. Ele diz que não consegue fazer isso sem entender como a indústria está funcionando.

Buffett acredita que é possível ter sucesso nos investimentos com o que ele chama de "informação externa". Todas as informações que encontra nos relatórios faz parte dessas informações externas. Há muitas informações disponíveis sobre as empresas e você não precisa entender todas elas, apenas as que você está pensando em investir.

A visão de Charlie Munger

Charlie Munger, parceiro de longa data de Buffett, também deu sua opinião sobre relatórios anuais. Ele acredita que levar um tempo para ler o relatório anual, mesmo que seja de um negócio relativamente simples, é essencial se você realmente está tentando entendê-lo.

Em relação à isso, Buffett disse o seguinte:

"Sim. Eu diria que, em média, em um negócio, estamos realmente interessados, mesmo sabendo o que pular, até certo ponto, e o que ler, quero dizer, serão 45 minutos ou uma hora em um relatório. E se houver seis ou oito empresas no setor, serão seis ou oito horas, talvez, e depois seus trimestres e muitos outros.

Quer dizer, a maneira como você aprende sobre as empresas é absorvendo informações sobre elas, pensando, decidindo o que conta e o que não conta, relacionando uma coisa com outra. E, você sabe, esse é o trabalho.

E você não pode obter isso olhando para um monte de pequenos números em um gráfico balançando para cima e para baixo, ou lendo, você sabe, comentários de mercado e periódicos ou qualquer coisa do tipo. Isso simplesmente não vai adiantar. É preciso entender os negócios. É aí que tudo começa e termina.”

Conclusão

A abordagem de Buffett para avaliar relatórios anuais foi moldada por anos de experiência e um foco firme nos princípios de investimento de longo prazo.

Ele aconselha os investidores a sempre lembrar que o objetivo final é descobrir empresas com vantagens competitivas duráveis, ou "fosso econômico", que podem manter ou expandir sua participação de mercado ao longo do tempo. Os relatórios anuais são a ferramenta de investimento número um de Buffett.

Espero que essas dicas ajudem você a entender melhor como analisar relatórios anuais. Lembre-se, a paciência é uma virtude no mundo dos investimentos.

Enquanto agir com base nas últimas tendências e flutuações do mercado pode ser tentador, uma abordagem disciplinada e de longo prazo geralmente produz os melhores resultados.

Então, ao mergulhar em relatórios anuais, considere como o negócio que você está considerando se sairá não apenas nos próximos meses, mas na próxima década ou mais. Até a próxima!

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados