Conceitos

NASDAQ: conheça a bolsa de tecnologia dos EUA

5min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

O que é a NASDAQ?

A NASDAQ é uma bolsa de valores que opera nos Estados Unidos. A sigla NASDAQ é um acrônimo para National Association of Securities Dealers Automated Quotations.

A bolsa foi fundada em 1971 e é considerada a primeira bolsa de valores totalmente eletrônica do mundo. Atualmente, a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, atrás apenas da Bolsa de Nova York (NYSE).

A bolsa de valores NASDAQ é conhecida pelo seu grande número de empresas de tecnologia listadas, incluindo algumas das maiores empresas do setor, como a Apple, a Microsoft e a Amazon.

Além disso, ela é também conhecida pelos seus índices, que são usados como benchmark para o desempenho do mercado de ações nos Estados Unidos. Os principais índices listados nesta bolsa de valores são o NASDAQ Composite, o NASDAQ-100 e o NASDAQ Biotechnology Index.

A história da NASDAQ

A NASDAQ foi fundada em 1971 como um projeto da National Association of Securities Dealers (NASD), que era uma associação de corretoras de ações nos Estados Unidos.

O objetivo inicial era fornecer um sistema de cotações para as ações que não eram listadas na Bolsa de Nova York (NYSE). Na época, as cotações das ações eram passadas manualmente de uma corretora para outra, o que era um processo lento e sujeito a erros.

Ela foi criada para resolver esse problema, fornecendo um sistema eletrônico para a transmissão das cotações das ações. O sistema foi inicialmente baseado em um computador central que era acessado por terminais de corretores espalhados pelo país. Em 1971, o NASDAQ foi lançado com 50 ações listadas.

A bolsa de valores NASDAQ cresceu rapidamente nos anos seguintes. Nos últimos anos, o NASDAQ tem se expandido para além dos Estados Unidos, com a criação de filiais em outros países, como o Reino Unido, a Alemanha e a China.

O que é o índice NASDAQ?

O NASDAQ Composite é um índice bolsista que representa a capitalização de mercado de mais de 3.000 empresas que negociam na bolsa de valores . É um índice ponderado, ou seja, as empresas com maior capitalização de mercado têm mais peso no índice.

O NASDAQ é conhecido por abrigar as principais empresas de tecnologia do mundo, como a Apple, Microsoft, Amazon, Facebook e Google. Também é o lar de muitas empresas de biotecnologia inovadoras.

Como o índice é ponderado pela capitalização de mercado, as empresas mais valiosas têm um maior impacto no índice. Por exemplo, quando a Apple teve um aumento de US$ 100 bilhões em sua capitalização de mercado em um dia, o NASDAQ Composite subiu 0,5%.

O ele é um índice importante para os investidores que monitoram o mercado de ações dos EUA, pois fornece uma visão geral do desempenho das principais empresas de tecnologia.

Diferenças entre a NASDAQ e a NYSE

A diferença entre as duas bolsas de valores é que a NASDAQ é uma bolsa de valores eletrônica, enquanto a NYSE é uma bolsa de valores tradicional. A NASDAQ também tem diferentes requisitos para as empresas que listam suas ações.

Como ela é uma bolsa eletrônica, ela não tem um lugar físico onde as pessoas negociam ações. Em vez disso, as pessoas que querem comprar ou vender ações da NASDAQ fazem isso através de uma corretora.

Uma das suas principais vantagens é que ela é mais acessível do que a NYSE. Por exemplo, a NYSE requer que as empresas tenham um determinado número de acionistas e um determinado valor de mercado. A NASDAQ não tem esses requisitos. Isso significa que mais empresas podem listar suas ações nela do que na NYSE.

Uma das suas principais desvantagens é que ela é mais volátil do que a NYSE. Isso significa que as ações listadas nela podem subir e descer rapidamente em valor. Isso pode ser um problema para as pessoas que investem em ações dessa bolsa, especialmente se elas não estão familiarizadas com o mercado de ações.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados