Contabilidade

Impairment de Goodwill, o que é, pra que serve e como calcular?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o goodwill? E o Impairment de Goodwill?

O goodwill é considerado um ativo intangível da empresa e, portanto, deve ser registrado no balanço patrimonial. No entanto, o goodwill pode sofrer deterioração ao longo do tempo e, quando isso ocorre, é chamado de impairment de goodwill.

Quando falamos de goodwill estamos falando de combinação de negócios, ou seja, dois negócios que operavam separadamente e que um passará a operar sob controle do outro.

No mundo dos negócios, o valor do goodwill se refere ao preço pago pelo controle de uma companhia, que vai além de seu valor de mercado, pois inclui valores intangíveis, ou seja, que não são palpáveis como, por exemplo, a sinergia entre adquirente e adquirida e que, desta forma, fica registrado nesta conta que, de fato, representa um valor residual que denominamos goodwill.

O goodwill é uma conta de ativo intangível que não se apresenta como caixa, mercadorias, máquinas, estoques, etc., mas sim como um valor que representa a diferença entre o preço de aquisição de uma empresa e o valor de seus ativos tangíveis.

Este diferencial, ou seja, o valor das empresas adquiridas que ultrapassa o valor de seus ativos tangíveis, pode ser dividido em dois tipos. Um deles é o goodwill natural do negócio, que é a diferença entre o valor de mercado e o de aquisição de uma empresa.

O outro tipo de goodwill é o goodwill criado, isto é, o valor criado pelo investimento adicional que uma empresa que compra outra faz para melhorar a performance da nova companhia adquirida.

Quando uma companhia adquire outra e paga um preço muito superior ao valor dos seus bens tangíveis, o goodwill é considerado criado e é registrado como um ativo à parte.

O goodwill natural ou criado tem uma vida útil limitada e, portanto, deve ser amortizado como qualquer outro ativo intangível.

Quais os tipos de ativos intangíveis?

Os ativos intangíveis são os ativos que não são palpáveis, podemos listar alguns deles para facilitar o entendimento:

Capital Intelectual

Marca Registrada

Consolidação da Marca(Patentes)

Desenvolvimento Tecnológico

Carteira de Clientes

Direito de Uso de Softwares

Direito de Uso de Lojas

Como calcular o Goodwill?

O goodwill é calculado comparando o valor pago com o valor de mercado dos ativos adquiridos e dos passivos assumidos pelo comprador.

Em outras palavras, a empresa adquirente registra o valor da empresa adquirida pelo seu valor efetivamente pago, seja em dinheiro, seja em ações ou qualquer outro ativo, ou mesmo por algum passivo ou obrigação assumida.

De forma simples o goodwill compreende algumas linhas de ativos intangíveis da empresa.

Impairment do Goodwill

A avaliação do goodwill é feita uma vez por ano, de acordo com as normas internacionais e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis(CPC).

Diante disso, é necessário que anualmente a empresa adquirente reavalie o seu investimento.

Faça a comparação do saldo contábil do investimento na empresa adquirida, as mais valias registradas e o goodwill com o respectivo valor de venda, deduzido das despesas de venda ou com o valor em uso, que é o valor presente dos benefícios econômicos futuros deste investimento, considerando que a empresa manterá as operações da empresa adquirida indefinidamente.

Portanto, no teste de impairment é efetuada a comparação entre o valor registrado contabilmente e o valor de venda ou valor em uso. Na prática, consiste na perda de valor do investimento em relação ao valor de mercado.

De acordo com Vania Muzel, tendo em vista que o goodwill não é amortizado, o teste de impairment é uma forma de assegurar que este ativo não está super avaliado.

Com isso, o valor de mercado ou o valor em uso pode ser até maior, mas nunca menor do que o valor do investimento apresentado nas demonstrações financeiras.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados