Agronegócio

Defensivos Biológicos: o que são e como funcionam?

5min de leitura

Gabriel Boente

Gabriel Boente

Analista de Agronegócio

Defensivo Biológico

Defensivo biológico é um produto utilizado na agricultura e na horticultura que tem como objetivoproteger as plantas de insetos e outros organismos nocivos, sem o uso de produtos químicos.

Os defensivos biológicos surgem como uma alternativa para os agrotóxicos, que são uma alternativa mais agressiva ao meio ambiente e aos animais e seres humanos.

Eles são desenvolvidos através de ingredientes naturais, como fundos, extratos de plantas e os micro-organismos bacterianos.

Eles podem ser usados nos mais diversos cultivos(frutas, verduras, grãos, leguminosas, plantas, etc), são classificados de acordo com o ativo utilizado em sua composição, como podem ser mais de um leva-se em conta o de maior importância para composição. Os dois tipos são:

  • Produtos de controle biológico, como os macrobiológicos (insetos, ácaros e nematóides), microbiológicos (bactérias, fungos e vírus).
  • Produtos de substâncias sintetizadas em organismos, que possuem como princípio ativo os bioquímicos (hormônios) e semioquímicos (feromônios).

Quais os benefícios dos Defensivos Biológicos?

Como uma plantação ou lavoura pode ter vários fatores que influenciam sua produtividade, os defensivos biológicos são desenvolvidos de acordo com a praga ou doenças encontradas na lavoura, o que gera mais eficiência na absorção pelo sistema radicular da planta.

Como não são tóxicos, não agridem o meio ambiente e permitem a manutenção apenas das pragas e doenças, mantendo os insetos que são benéficos para as lavouras. E não causa dependência de outros produtos.

O resultado são plantas mais saudáveis e melhores resultados tanto para os agricultores quanto para o consumidor final.

A mosca da Vittia

Um dos defensivos biológicos da Vittia é umamosca desenvolvida em laboratório para aniquilar o principal ofensor das suas lavouras, a broca da cana-de-açúcar, essas moscas são liberadas nas lavouras e fazem seu trabalho não afetando a plantação nem o meio ambiente.

tipos de controle biológico.png

A Vittia tem um sistema muito bem desenvolvido, onde drones são usados para rastrear as lavouras e localizar onde estão localizados os pontos onde existe a atuação da broca, a partir daí os drones são carregados com as moscas e essas são liberadas no local exato, evitando assim o gasto desnecessário de defensivo.

defensivo biológico da Vittia

No VBOX temos um relatório completo sobre a Vittia, uma empresa que vem investindo bastante em tecnologia e está crescendo bastante. E se você prefere o conteúdo em vídeo, de forma mais resumida, temos também uma análise completa feita pelo nosso analista de agronegócio Gabriel Boente. Você tem acesso ao VBOX assinando qualquer uma de nossas Carteiras Recomendadas clicando aqui.

O que é a broca da cana-de-açúcar?

broca da cana de açucar

A broca da cana-de-açúcar é considerada a praga-chave da cultura por estar presente em todo o nosso território nacional e em outros países do nosso continente. Sua presença nas lavouras pode representar perdas significativas na produtividade, além de afetar a qualidade da produção de açúcar e etanol.

O ataque da broca em plantas novas pode ocasionar a morte do ponto de crescimento, sintoma conhecido por “coração morto”.

O ataque das brocas em cana adulta resulta na abertura de galerias nos colmos, causando redução de peso dos colmos e da produtividade do canavial. Quando há formação de galerias transversais, a quebra de colmos pela ação do vento é favorecida. Podem ocorrer também sintomas de enraizamento aéreo e surgimento de brotações laterais devido ao seu ataque. Não são apenas os danos diretos, existem também alguns danos indiretos, como facilitar o ataque de fungos nas plantas nas galerias abertas, como do gênero Colletotrichum e Fusarium, que são causadores da podridão-vermelha do colmo. Esses fungos reduzem a qualidade da cana, diminuindo a pureza do caldo e o rendimento industrial no processo de produção de açúcar e/ou do álcool.

Pesquisas mostram perdas de 1,14% na produção de cana (TCH), 0,42% na produção de açúcar e 0,25% na produção de álcool para cada 1% de entrenósatacados pelo complexo broca/podridão-vermelha. Quando o ataque se dá em cana planta, esses percentuais são ainda maiores.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados