Conceitos

ANCORD: O que é como funciona essa instituição?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é a ANCORD?

O mercado financeiro brasileiro conta com a Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD), uma entidade que auxilia na promoção dos serviços e produtos oferecidos pelas corretoras de valores.

Fundada em 1972, a ANCORD tem como principais objetivos promover ações educativas e informativas para a melhoria do mercado financeiro, bem como representar e defender os interesses de seus associados.

História da ANCORD

A história da Ancord começa um pouco antes de se tornar de fato Ancord, lá em 1972 foi fundada em São Paulo, a Ascesp que era a Associação das Sociedades Corretoras e Câmbio do Estado de São Paulo.

Na década de 80, mais precisamente em 1982 a Ascesp deixou de ser apenas de São Paulo e passou a atuar nacionalmente, passando a se chamar ANCOR - Associação Nacional das Corretoras de Valores.

Já em 2011, incorporou a Adeval - Associação das Empresas Distribuidoras de Valores, recebendo o nome pelo qual é conhecida hoje: ANCORD.

Para que serve a ANCORD?

A ANCORD realiza diversas atividades para incentivar e aprimorar as operações realizadas pelas corretoras de valores. Algumas delas são:

  • Estudos e pesquisas para aprimorar os serviços oferecidos pelas corretoras e propor melhorias;
  • Representar os interesses dos corretores de valores junto às autoridades e organismos de supervisão;
  • Desenvolver programas de educação financeira visando melhorar a conscientização dos investidores;
  • Promover seminários e cursos com foco na capacitação dos profissionais do mercado financeiro;
  • Criar e manter um canal de comunicação direto com as corretoras de valores para propiciar um ambiente de diálogo e interação entre elas.

Reconhecida como um importante agente na promoção da boa prática e ética no mercado financeiro, a ANCORD realiza ações que visam garantir a segurança e transparência das operações.

Por meio de seu trabalho, a associação contribui para a credibilidade do mercado e para a consolidação da atividade das corretoras de valores.

Assim, a ANCORD é uma entidade de grande relevância para o mercado financeiro brasileiro e tem contribuído para a melhoria dos serviços prestados pelas corretoras de valores.

A associação tem atuado para promover a conscientização dos investidores, estimular o desenvolvimento de melhores práticas e aprimorar os serviços oferecidos pelas corretoras, o que contribui para o crescimento e fortalecimento do mercado brasileiro.

Prova da ANCORD

A ANCORD oferece a possibilidade dos interessados em exercer a função de corretor de investimentos através da certificação de agente autônomo de investimentos, mais conhecido como AAI.

O agente autônomo age como especialista de investimento, auxiliando os investidores na tomada de decisão e escolha de seus investimentos.

Ajuda a montar estratégias visando maximizar os lucros, essa estratégia é única e varia de acordo com cada cliente e seu perfil de risco.

A prova da Ancord para AAI é realizada em mais 100 localidade diferentes no Brasil, a aplicação da prova é de responsabilidade da FGV.

A prova conta com 80 questões objetivas, de múltipla escolha, são 4 alternativas para cada uma delas. A prova também conta com prazo para resolução das questões, o prazo é de 2 horas e 30 minutos.

Listamos aqui os assuntos abordados na prova:

Qual o valor da prova da Ancord?

A inscrição para a prova é realizada pelo site da própria Ancord, há taxa de inscrição no valor de R$460,00.

Após a realização da prova, caso tenha sido aprovado é necessário realizar o credenciamento na CVM para a prática da atividade.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados