Perfis

Conheça o Presidente do Conselho da Rumo: Rubens Ometto Mello

4min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

Rubens Ometto é um empresário brasileiro muito conhecido no setor de açúcar e etanol. A história da família Ometto remonta à vinda de imigrantes italianos para o Brasil, no final do século XIX.

A bisavó de Rubens, Caterina, após um início difícil no país e depois da morte do marido, comprou um sítio na região de Piracicaba, chamado Água Branca.

Dona Caterina tinha 9 filhos, mas eram os dois mais velhos que cuidavam dos negócios da família: Constante e Pedro. Na época, a indústria da cana de açúcar estava começando a se desenvolver na região, que serviu de berço para o desenvolvimento do setor.

No geral, os Ometto compraram grandes extensões de terras na região. Mas entre eles, Pedro Ometto se destacou, de modo que mais tarde ficou conhecido como o “Rei do Açúcar”.

As usinas se multiplicaram e na década de 50, Isaltina (uma das filhas de Pedro e Narcisa) junto com seu marido, Celso Silveira Mello, assumiram o comando da Usina Costa Pinto.

Por muitos anos essa usina foi o principal motor de crescimento do negócio familiar O império construído por Pedro e sua família contava com 22 empresas de moagem e produzia 10,5 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano.

Isso era 5% do total da produção brasileira em 1989. Foi nessa década que Celso faleceu e Rubens Ometto se voltou para os negócios da família.

Rubens se formou em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1972.

De lá, ele foi trabalhar como assessor da Diretoria do Unibanco, até sair um ano depois. De 1973 a 1980, Rubens foi Diretor Financeiro da Votorantim.

Depois disso, em 1986, ele saiu para se dedicar aos negócios da família. No final da década de 90, depois de uma briga familiar pela administração do grupo de empresas, que foi parar na justiça, Rubens ficou encarregado das Usinas Costa Pinto e Santa Bárbara.

Em 1999, a partir delas, ele fundou a Cosan, cujo nome é uma junção do primeiro nome das duas usinas sobre as quais acabamos de falar.

De lá para cá, a Cosan se tornou uma potência nacional, atuando em setores diversificados e de base, sob o comando de Rubens.

O garoto de uma família rica do interior de São Paulo multiplicou o seu patrimônio por muitas vezes e hoje se encontra no hall dos pouquíssimos bilionários brasileiros.

Mas nem tudo são flores e Rubens responde a duas ações penais envolvendo supostos prejuízos ao erário15 no recolhimento de ICMS.

A primeira, mais antiga, em trâmite em Monte Mor, São Paulo, desde 2014. A segunda, mais recente, em trâmite no Rio de Janeiro, desde 2019.

Por fim, Ometto é conhecido como um dos principais doadores para campanhas eleitorais do país. Na última campanha, ele doou R$ 8,7 milhões a candidatos e partidos diversos, entre eles o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, e o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados