Conceitos

Risco de Setor: O que é e como evitá-lo.

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o risco de setor?

O risco de setor ou risco setorial é o risco de uma determinada indústria ou setor da economia. Pode ser medido pelo desempenho de uma carteira de ações que segue um determinado índice de setor.

O risco de setor pode estar relacionado com fatores específicos de uma indústria, como a regulamentação, a concorrência ou as condições do mercado. Pode também ser afetado por eventos macroeconômicos, como a inflaçãoou a taxa de juros.

No mercado de varejo de moda, temos a Lei da Moda, um incentivo fiscal para que as empresas invistam nele, hoje a Lei da Moda está válida até 2032, após isso não se sabe como ficará a situação, nesse caso temos aqui um risco de setor, que deve ser levado em conta ao analisar empresas desse setor.

Diferentemente do risco sistêmico, que é o risco que afeta toda a economia, o risco de setor afeta um ou poucos setores.

Como evitar o risco de setor?

A maneira mais eficaz de evitar o risco de setor é diversificar a carteira de investimentos. Diversificação significa investir em diferentes setores, bem como em diferentes empresas dentro de cada setor.

Isto reduz a exposição ao risco de setor específico, pois se uma empresa ou setor enfrentar dificuldades financeiras, a carteira não será afetada tanto. Além disso, ao investir em diferentes setores, os investidores podem tirar vantagem de tendências favoráveis em setores específicos.

Outros tipo de risco

  • Risco de liquidez
  • Risco de Crédito
  • Risco de Mercado
  • Risco Operacional

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados