Conceitos

Risco de Setor: O que é e como evitá-lo.

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o risco de setor?

O risco de setor ou risco setorial é o risco de uma determinada indústria ou setor da economia. Pode ser medido pelo desempenho de uma carteira de ações que segue um determinado índice de setor.

O risco de setor pode estar relacionado com fatores específicos de uma indústria, como a regulamentação, a concorrência ou as condições do mercado. Pode também ser afetado por eventos macroeconômicos, como a inflaçãoou a taxa de juros.

No mercado de varejo de moda, temos a Lei da Moda, um incentivo fiscal para que as empresas invistam nele, hoje a Lei da Moda está válida até 2032, após isso não se sabe como ficará a situação, nesse caso temos aqui um risco de setor, que deve ser levado em conta ao analisar empresas desse setor.

Diferentemente do risco sistêmico, que é o risco que afeta toda a economia, o risco de setor afeta um ou poucos setores.

Como evitar o risco de setor?

A maneira mais eficaz de evitar o risco de setor é diversificar a carteira de investimentos. Diversificação significa investir em diferentes setores, bem como em diferentes empresas dentro de cada setor.

Isto reduz a exposição ao risco de setor específico, pois se uma empresa ou setor enfrentar dificuldades financeiras, a carteira não será afetada tanto. Além disso, ao investir em diferentes setores, os investidores podem tirar vantagem de tendências favoráveis em setores específicos.

Outros tipo de risco

VAROS 2024

Todos os direitos reservados