Conceitos

Vacância Imobiliária: o que e a sua importância

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é vacância imobiliária?

A vacância imobiliária é o termo utilizado para mensurar o espaço não locado de um empreendimento ou de um conjunto deles.

Basicamente, isso explica o que é vacância quando tratamos de mercado imobiliário.

Podemos dizer que a vacância é a diferença entre os imóveis comercializáveis e os alugados no momento.

A combinação de fatores que envolve a economia de um país pode influenciar a taxa de vacância imobiliária. Algumas questões como instabilidade política, taxas de juros elevadas e taxas de desemprego em alta, podem afetar diretamente o mercado de imóveis.

Como mensurar?

Para mensurar a vacância de um empreendimento, analisamos o número de imóveis comercializáveis no total do empreendimento.

Em seguida, comparamos com o número de unidades alugadas. Por exemplo, imagine um edifício com 250 imóveis comerciais. Destes, apenas 100 estão alugados, ou seja, não são candidatos a serem locados. A taxa de vacância é de 60%.

Esse dado é importante para definir o valor de venda e de aluguel, além de auxiliar o investidor a escolher o melhor empreendimento para investir.

Quando a taxa de vacância é baixa, ou seja, é próxima a 0%, o empreendimento é considerado bastante comercializável. Já quando a taxa é alta, é sinal de que o empreendimento apresenta dificuldades para a locação e que a venda dos imóveis pode ser mais complicada do que o esperado.

Como compreender a tendência?

Em virtude de vários fatores que podem afetar a economia de um país, a taxa de desemprego e a taxa de juros, o mercado imobiliário pode sofrer com a vacância imobiliária.

Quando o mercado está aquecido, ou seja, com um elevado número de contratações, a taxa de desemprego tende a diminuir. Isso gera uma demanda por imóveis como forma de investir ou para morar.

Com a economia estável, a taxa de juros tende a ser menor, o que também facilita a compra de um imóvel.

Por outro lado, quando o mercado está em baixa, com menos contratações e, consequentemente, mais desemprego, a taxa de juros tende a ser mais alta. Tudo isso explica a relação de causa e efeito entre a taxa de vacância e o mercado.

Quando é bom e quando é ruim?

Um empreendimento com vacância baixa pode gerar uma vantagem para os gestores, indica que podem negociar contratos com aumento no pagamentos mensais ou anuais.

Já o contrário favorece os inquilinos, que podem negociar preços mais baixos em suas renovações contratuais.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados