Logística

Backhaul: O que é e como funciona esse processo?

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o Backhaul na logística?

Backhaul é o processo onde um meio de transporte de carga não retorna vazio para o ponto de partida, porém o faz com carga.

Esse processo gera uma economia já que como o caminhão, ou outro meio de transporte de carga, está sempre com carga, não gera o custo de andar vazio, se mantendo produtivo e ativo durante todo o processo de distribuição e logística.

Com o aumento da demanda no comércio eletrônico viu-se a necessidade de inovar no setor, buscando a máxima eficiência.

Toda tarefa de transporte envolve um custo, o do combustível, do motorista, da manutenção do caminhão ou navio, do próprio meio de transporte utilizado seja financiado ou não. E o Backhaul é uma forma de gerenciar essa logística. Ele tem o objetivo de administrar as rotas para que o caminhão nunca esteja vazio, e sempre faça a viagem de volta com alguma carga.

As rotas são planejadas com muito cuidado, de ida e de volta. Com isso, dificilmente os caminhões voltam vazios. O que acontece é uma distribuição comum, onde cada etapa ou trecho tem uma entrega de carga.

Como funciona o Backhaul?

O backhaul surgiu para eliminar o problema do deadhead, que eram as viagens vazias que mencionamos acima, a ideia era a de reduzir ao máximo esses desperdícios.

Com essa utilização os custos caem, a demanda também é reduzida, tornando mais eficiente a operação como um todo.

Segue imagens para facilitar a visualização do processo com o backhaul e sem o backhaul.

pasted image 0.png

Headhaul

Outro processo logístico é também importante é o headhaul, aqui diferentemente do backhaul, o foco é na viagem de ida. O objetivo aqui é encontrar a rota que gere a maior receita possível. A volta não é uma preocupação.

Headhaul é o segmento de uma rota de transporte onde a principal carga é transportada. É a viagem de "ida", onde a demanda pela carga é geralmente alta e os preços do transporte tendem a ser mais elevados devido à demanda pela capacidade de carga.

Exemplo: Suponha que um caminhão esteja transportando produtos eletrônicos de uma fábrica em São Paulo para um centro de distribuição no Rio de Janeiro. Esta viagem, com a carga principal, é o headhaul.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados