Perfis

Fersen Lambranho: quem é e qual sua importância?

6min de leitura

Gabriel Lacombe

Gabriel Lacombe

Analista de Varejo

Quem é Fersen Lambranho?

Fersen é um dos sucessores do trio Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles na GP Investimentos. Entrou na gestora em 98 e hoje é presidente do conselho de administração de lá.

fersen-lambranho.webp

Apesar do desejo de fazer cinema, Fersen, que era de uma família humilde e bom de conta, ele decidiu cursar Engenharia Civil na UFRJ, na esperança de que isso desse a ele uma condição financeira melhor e lhe permitisse ajudar seus pais. Entretanto, ele se formou em 83, no meio da crise. Sem vaga no mercado para engenheiros, seus colegas de turma foram buscar emprego em outras áreas. Diante desse obstáculo, Fersen optou por ir em outra direção, e foi fazer mestrado em Administração de Empresas na Coppead para se qualificar ainda mais.

Quando se tornou mestre, recebeu um leque de propostas de bancos e consultorias. O que ninguém esperava era que ele optaria pela Lojas Americanas. Quando entrou lá, ligou para uns amigos que haviam estagiado na varejista e os feedbacks não eram nada amigáveis.

“É uma bagunça”; “Aquele Beto Sicupira é louco”; “Isso não vai dar certo”.

Diferente de como a maioria das pessoas reagiria, Fersen acabou se sentindo ainda mais motivado com a oportunidade de mergulhar de cabeça contra a maré. Acabou ficando lá por 13 anos e, quando saiu, passou mais 5 anos no conselho. Entrou na área financeira, onde começou como analista, virou gerente, superintendente, CFO, COO e, finalmente, CEO.

Em 98, a convite de Beto Sicupira — o “aquele louco” da Lojas Americanas —, Fersen deixou a empresa para migrar pra GP Investimentos (o que era o equivalente a ser promovido). Nesse período, também cursou o Owner President Management Program em Harvard. Na gestora, fez um bom trabalho e, junto de Antônio Bonchristiano, se tornou um dos sucessores do trio fundador.

Como “emissário” da GP, participou do conselho de administração de diversas empresas investidas pela gestora, entre elas Gafisa, Hypera, BR Malls, BR Properties, Estácio, São Carlos e RHI Magnesita. Hoje, é conselheiro da Leon Restaurants e The Craftory, além de VP dos conselhos da Spice Private Equity e do Grupo SBF. Também é conselheiro na Bienal de São Paulo e mentor da Endeavor.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados