Contabilidade

Ebitda por ação: entenda e saiba como calcular

5min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

A importância do EBITDA por ação

Hoje vamos falar sobre um importante indicador para analisar empresas, o EBITDA por ação. Ele é fundamental para conseguirmos medir o potencial de uma empresa para gerar caixa. Para entendermos essa métrica, primeiro precisamos entender o que é EBITDA.

O EBITDA

O EBITDA é uma métrica usada para avaliar a performance operacional de uma empresa. Ele representa a receita operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização são deduzidos. É considerado um indicador de fluxo de caixa disponível para os investimentos empresariais.

Para calcular o EBITDA de uma empresa, basta somar o lucro antes de juros e impostos(EBIT) com a depreciação e amortização(D&A).

O EBITDA por ação

O EBITDA por ação (earnings before interest, taxes, depreciation and amortization) é um importante indicador financeiro que mede a rentabilidade operacional de uma empresa. É calculado dividindo-se o EBITDA da empresa pelo número de ações em circulação.

O EBITDA é importante porque representa a geração de caixa operacional da empresa, ou seja, a capacidade da empresa de gerar recursos para reinvestir em seu negócio e pagar suas dívidas.

O EBITDA por ação é um indicador muito utilizado por investidores para avaliar a rentabilidade operacional de uma empresa. Ele também pode ser usado para comparar a rentabilidade operacional de diferentes empresas.

Entendendo o EBITDA por ação

Vamos fazer um exemplo genérico: digamos uma empresa que tenha um EBITDA de 2 milhões de reais e tenha 1 milhão de ações circulando no mercado. O EBITDA por ação dela será de 2 reais.

Porém, é importante termos ciência de que um EBTIDA alto não significa que é uma boa empresa. Vamos a um outro exemplo: a mesma empresa com seus 2 milhões de reais de EBITDA, porém com 400 mil reais de impostos a pagar, 600 mil reais de juros e ainda com 1 milhão de reais com depreciação e amortizações. Percebemos que a empresa não teve lucro algum para reportar.

Isso já aconteceu com empresas brasileiras, em especial as de construção civil durante o crescimento do PIB brasileiro. Muitos investidores saíram no prejuízo ao investirem em empresas apenas usando o EBITDA como métrica.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados