Economia

IPCA: saiba o que é e a sua importância para a economia

6min de leitura

Matheus Nóbrega

Matheus Nóbrega

Analista de Energia

O que é IPCA?

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo(IPCA) é o principal indicador de inflação do Brasil. Ele é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) e é utilizado pelo Banco Central do Brasil(BCB) na definição da taxa básica de juros, a Selic.

História do IPCA

A história do IPCA começa em 1979, com a criação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que era calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Em 1986, o IPC foi substituído pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que passou a ser calculado pelo IBGE.

Em 2002, finalmente, o INPC é substituído pelo famoso IPCA.

O IPCA é considerado o "custo de vida" das famílias, ou seja, um aumento no IPCA representa um aumento nos preços dos produtos e serviços consumidos por essas famílias.

Ele é calculado mensalmente e mede a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras.

Esse conjunto é dividido em cinco grandes grupos: alimentação e bebidas, vestuário, habitação, artigos de residência e despesas pessoais. Cada um desses grupos é subdividido em subgrupos e, por fim, em itens.

Para cada item, o IBGE calcula o índice de preços mensalmente, considerando a variação de preços em relação ao mês anterior e ao mesmo mês do ano anterior.

Esses índices são, então, ponderados de acordo com o peso de cada item no orçamento das famílias brasileiras.

Todos esses dados para o cálculo do IPCA são coletados pelo IBGE através de uma pesquisa mensal, com a participação de famílias de diversas classes socioeconômicas em todo o território nacional.

Qual a importância do IPCA?

O IPCA é importante para o Banco Central do Brasil(BC), pois é a principal referência para a política monetária do país. A política monetária é o conjunto de ações que o BC realiza para influenciar a oferta, a demanda e o custo do dinheiro no mercado, visando manter a estabilidade de preços.

Além disso, o IPCA é usado como referência para a correção de alguns índices econômicos, como o salário mínimo, os benefícios do INSS e os contratos de aluguel.

O IPCA é importante para o Banco Central do Brasil(BC), pois é a principal referência para a política monetária do país.

A política monetária é o conjunto de ações que o BC realiza para influenciar a oferta, a demanda e o custo do dinheiro na economia, de forma a atingir seus objetivos de inflação e crescimento econômico.

Por ser o principal índice de inflação do nosso país, o IPCA é usado pelo BC como referência para a sua política monetária.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados