Conceitos

Units: o que são, como funcionam e qual sua importância?

8min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é uma ação unit?

Antes de entender as Units é importante entender as classes de ações do mercado, nós temos as Ordinárias e as Preferenciais.

Nós temos um artigo muito interessante e completo sobre o assunto que você pode conferir clicando aqui.

As Ordinárias são as ações que têm direito a voto nas assembléias, os votos são considerados considerando a proporção de ações que o investidor tenha. Elas são caracterizadas pelo número 3 ao fim do ticker. Como por exemplo as ações ordinárias da Vale, que atende pelo ticker VALE3.

As Preferenciais por outro lado dão prioridade aos investidores no recebimento de dividendos, elas também dão prioridade aos investidores em caso de falência. O número no fim do ticker muda de 3 para 4, como no caso da Petrobrás, que tem sua ação preferencial nomeada por PETR4.

As Units nada mais são que pacotes desses dois tipo de ação em um grupo só.

Como funciona uma ação unit?

As units são negociadas assim como as outras ações ON e PN, a diferença entre elas é que ao final do ticker o número não é 3 nem 4, é o 11.

Temos empresas que possuem tanto ações ordinárias, quanto preferenciais, quanto units, é o caso do Santander que negocia com os tickers: SANB3, SANB4 e SANB11.

A quantidade de ações do pacote é definida pela própria empresa, no caso do Santander que vimos acima a composição é a seguinte:

SANB11 = 1 SANB3 + 1 SANB4

Mas essa composição pode variar de acordo com a empresa, temos outro exemplo que é a Taesa, que negocia sua unit através do ticker: TAEE11, que é composta por:

TAEE11 = 1 TAEE3 + 2 TAEE4

Ou seja, 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais.

Qual o objetivo das Units?

As Units vieram com o objetivo de aumentar a liquidez das suas ações e para diminuir a chance da empresa perder o controle da empresa por meio dos acionistas majoritários.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados