Conceitos

Índice Geral de Preços: saiba o que é esse importante indicador

6min de leitura

Matheus Nóbrega

Matheus Nóbrega

Analista de Energia

Conheça o IGP

O Índice Geral de Preços(IGP) é responsável por registrar a inflação dos preços desde matérias primas agrícolas e industriais até bens e serviços. Uma das suas versões é usada como um dos principais índices que a gente usa para medir a inflação aqui no nosso país.

Estamos falando sobre oÍndice Geral de Preços - Mercado, mais conhecido comoIGP-M. Esse índice é muito usado para corrigir contratos de serviços e aluguéis. Provavelmente se você mora ou já morou de aluguel você conhece esse cara.

Diferente de outros índices de inflação, o IGP-M não é calculado pelo IBGE. Quem faz o seu cálculo é a Fundação Getúlio Vargas(FGV). Ele nada mais é que um compilado de outros indicadores que são usados no mercado.

Como calcular o IGP-M?

O cálculo do IGP-M é feito através de uma média ponderada de outros três índices. Como se trata de uma média ponderada, é natural que alguns deles tenham um peso maior que os outros.

O que possui maior participação é oÍndice de Preço por Atacado - Mercado(IPA-M), que contribui com 60% no cálculo do IGP-M. O IPA-M verifica a evolução dos preços praticados nas transações entre as empresas, que antecedem as vendas no varejo.

De uma maneira geral, o IPA-M mede o quanto o custo de produção vem aumentando. O IPA-M leva em consideração a variação de preços dos produtos agropecuários e industriais que são negociados entre as empresas.

Em segundo lugar, na hora de calcular o IGP-M, vem oÍndice de Preços ao Consumidor(IPC-M) com 30% de participação.

O IPC-M registra a variação de preço de um conjunto de bens e serviços que costumam ser consumidos por famílias com renda mensal que varia entre 1 e 33 salários mínimos. Ou seja, ele mede o quanto o preço das coisas vem crescendo para os consumidores.

O IPC-M chega a ser bem parecido com o IPCA, ele leva em consideração o preço dos produtos e serviços de consumo comum entre as famílias.

E para fechar o cálculo do IGP-M, com apenas 10% de participação vem o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC-M).

O INCC-M, que possui menor relevância no cálculo do IGP-M, leva em consideração o preço de equipamentos, materiais e a mão de obra que são utilizados na construção civil.

Se a matéria prima para você construir a sua casa ou o custo da mão de obra na construção civil estiver aumentando, tudo isso se reflete no aumento do INCC-M.


IGP-M = 0,6*(IPA-M)+0,3*(IPC-M)+0,1*(INCC-M)

Como a gente pode ver, o que influencia mais no cálculo do IGP-M é o IPA-M. Por conta disso, o IGP-M é um índice muito sensível à variação do dólar.

Isso acontece, pois grande parte do IPA-M está relacionada aos bens industriais e agropecuários, que são fortemente correlacionados com o dólar. Por conta disso, a variação do dólar reflete no IPA-M que consequentemente reflete no IGP-M.

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados