Perfis

Quem é Aurélio Pavinato, CEO da SLC Agrícola?

3min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

Pavinato é o “menino da lavoura que se tornou CEO”, como disse uma reportagem da Revista Exame de 2022.

Aliás, ele é o principal executivo da empresa há quase 10 anos, o que também indica que é o homem de confiança do conselho para continuar tocando o barco.

Gaúcho de uma comunidade do município de Vista Gaúcha, Pavinato é filho de pequenos produtores rurais e realmente cresceu na lavoura, em uma época onde a produção era manual, na base da enxada e do arado de boi.

Ele saiu do município de onde nasceu para poder estudar em colégios melhores.

Se graduou em engenharia agronômica na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1990, vivendo como um universitário raiz que veio de outra cidade: restaurante universitário de 50 centavos, casa do estudante, monitoria remunerada e bolsa de pesquisa — aquele combo clássico.

Da graduação, ele já engatou um mestrado em ciências do solo na UFRGS.

Quando ele defendeu a sua dissertação, em 1993, ao invés de seguir o caminho “tradicional” da academia (que seria ir para o doutorado), Pavinato foi trabalhar na iniciativa privada, como assessor técnico na SLC Agrícola.

Isso mesmo! O CEO está há quase 30 anos trabalhando na empresa! Será que ele manja do negócio?

Os cargos de Pavinato foram: Assessor Técnico e Gerente de Fazenda (1993 a 2002), Gerente de Planejamento Agrícola (2002 a 2008), Diretor de Produção (2008 a 2012) e Diretor Presidente (2012 até hoje).

Pavinato faz parte de um seleto grupo dos CEOs das empresas brasileiras que possuem doutorado.

Ele aproveitou a mudança de sede da SLC para Porto Alegre e tocou esse seu projeto acadêmico entre 2005 a 2009, na área de ciência dos solos.

No meio do curso, em 2008, ele chegou à diretoria da empresa. Tudo isso enquanto fazia doutorado na principal universidade federal do estado! Onde está a sua desculpa pra não terminar aquele TCC, hein?

Além das formações no Brasil, ele também tem algumas pós-graduações, voltadas à formação de executivos, em instituições do exterior como a Kellogg School of Management (EUA), INSEAD (França) e a Harvard Business School (EUA).

As conquistas de Pavinato estão na própria SLC. Para se ter uma ideia, quando ele assumiu o volante em 2012, o faturamento foi de R$ 1 bilhão.

Em 2021, o faturamento foi de pouco mais de R$ 4,3 bilhões, ou seja, 4 vezes mais.

Para consagrar esse trabalho, não somente com números, ele recebeu o prêmio de melhor CEO, pela Revista Institutional Investor, no segmento Agribusiness nos anos de 2020, 2019 e 2015.

Por fim, uma curiosidade é que Pavinato tem um artigo publicado, em 2006, que teve um bom desempenho acadêmico.

Ele foi citado mais de 350 vezes desde sua publicação, no periódico “Soil & Tillage Research”, que possui um alto fator de impacto.

O título do artigo é “Carbon sequestration in two Brazilian Cerrado soils under no-till” (a tradução seria “Sequestro de carbono em dois solos do Cerrado brasileiro sob plantio direto”).

Artigos que podem te interessar

VAROS 2024

Todos os direitos reservados