Energia

Hidrogênio Verde: O que é e como ele pode mudar o mundo?

7min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

O que é o Hidrogênio Verde?

O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, porém não fica sob sua forma livre por aí. A maior parte se encontra nas moléculas de água e outra parte fica no gás metano, mas não é somente neles que se encontra hidrogênio.

O verde da nomenclatura vem da sua produção, que se utiliza de meios sem emissão de gases causadores do efeito estufa. Atualmente o mundojá utiliza o hidrogênio, porém ele não é verde, ou limpo.

O hidrogênio verde é uma alternativa de energia limpa e renovável que pode ser usada para substituir os combustíveis fósseis. Ele é produzido a partir da eletrólise da água, usando energia solar ou eólica, e não emite gases poluentes na sua produção ou utilização.

Além do hidrogênio verde temos também:

  • Hidrogênio Cinza

A maior parte do hidrogênio usado hoje no mundo vem desse tipo, 90% para ser mais preciso, é muito utilizado pela indústria do petróleo, e a principal matéria prima dele é o gás natural. A geração desse hidrogênio causa grande emissão de poluentes. Para cada 1Kg de hidrogênio produzido, 12 Kg em média de CO2 são lançados na atmosfera, bem agressivo.

  • Hidrogênio Azul

Lançado como uma melhor alternativa ao hidrogênio cinza, o azul também é produzido através do gás natural, porém a diferença entre eles é que neste a emissão de CO2 é retida na fonte através de tecnologias de captura, evitando a maior parte das emissões, por outro lado, capturar esse carbono exige mais custos e complexidade ao projeto.

  • Hidrogênio Rosa

Esse já mais parecido com o hidrogênio verde, não emite CO2, tendo como principal diferença a fonte de eletricidade, no rosa usam-se usinas nucleares.

Como ele é produzido?

A eletrólise da água é o processo pelo qual a água é decomposta em seus elementos constituintes, hidrogênio e oxigênio, através da aplicação de energia elétrica. Os eletrolisadores, aplicam essa corrente de eletricidade separando os átomos de oxigênio e os de hidrogênio da água.

Há outras formas de se produzir o hidrogênio verde, porém essa é a que tem recebido o maior número de investimentos por todo o globo. A energia elétrica pode ser fornecida por fontes renováveis, como a solar ou a eólica, tornando o hidrogênio verde uma opção de energia limpa.

O que realmente faz a mágica acontecer é o eletrolisador, que é uma tecnologia antiga, muito provavelmente você ouviu falar sobre ele em alguma aula de química na escola, independente da sua idade.

Com o avanço do interesse no hidrogênio verde, startups têm focado nos componentes críticos dos eletrolisadores, enquanto outras empresas já do ramo estão de olho nessa tendência. Na corrida do ouro a indústria de eletrolisadores pode ser a de pás e carrinhos de mão.

Para se ter uma ideia, olhando para dois anos atrás, a capacidade de eletrolisadores em uso no mundo está próxima de decuplicar(10x) olhando para o fim deste ano, de acordo com a empresa BloomblergNEF, uma empresa de pesquisas no ramo da energia limpa.

Em que indústrias ele é utilizado?

O hidrogênio pode ser usado como um combustível para gerar energia elétrica em células de combustível, motores a combustão interna ou turbinas a gás. Também pode ser usado como umredutor químico na síntese de diversos produtos, como fertilizantes, plásticos e medicamentos. Além disso, o hidrogênio tem sido explorado como um veículo para armazenar energia elétrica gerada por fontes renováveis intermitentes, como a solar e a eólica.

Hidrogênio Verde no Brasil

Os países que têm um grande potencial de energia eólica ou solartem grande vantagem ao adotar a produção de hidrogênio verde, o Brasil é um desses países, temos por aqui três portos criando hubs de produção de hidrogênio verde, a Unigel(Unigel é a segunda maior petroquímica do país, atrás apenas da Braskem) anunciou mais uma unidade em Camaçari(BA), no polo petroquímico.

Pra se ter ideia essa será a maior a unidade de produção de hidrogênio verde no mundo. A fábrica entrará em operação no fim de 2023 com produção de 10 mil toneladas do produto ao ano. Parte do hidrogênio verde será convertida em 60 mil toneladas de amônia verde ao ano.

Diversas grandes empresas do setor elétrico também estão de olho também no hidrogênio verde para utilização aqui no mercado brasileiro, a EDP Energias do Brasil já anunciou frentes nesse assunto.

Se quiser saber mais sobre o que essas empresas estão planejando para o futuro, nós analisamos e detalhamos esses gatilhos nos relatórios dessas empresas e você pode encontrar tudo nas nossas Conheça as Carteiras Recomendadas VAROS.. Além disso, você também ganha acesso ao VBOX, onde você receberá relatórios completos e vídeos explicativos que vão fazer você entender todo o modelo de negócio e os gatilhos que podem fazer essas empresas se destacarem das demais, algo que não encontrará em nenhum outro lugar.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados