Perfis

Esteban Malpica Fomperosa: saiba quem é e sua contribuição.

5min de leitura

Misael Guedes

Misael Guedes

Redação

Quem é Esteban Malpica Fomperosa?

Nesse artigo você vai conhecer a história de Esteban Malpica Fomperosa, um banqueiro mexicano que faz parte do conselho da Hypera, a gigante de produtos farmacêuticos.

Esteban é um dos representantes da Maiorem no Conselho da Hypera. A Maiorem é um veículo de investimento mexicano que tem quatro acionistas relevantes: Roberto Hernández Ramírez, Alfredo Harp Helú, Esteban Malpica, além da família do falecido José Aguilera Medrano.

Esteban, assim como seus sócios na Maiorem, é mexicano. Ele estudou na Universidade Iberoamericana da Cidade do México, onde se formou em Contabilidade. Seu currículo acadêmico inclui ainda um MBA na Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos.

Esteban entrou na Accival, uma corretora fundada pelos seus três sócios na Maiorem em 1978 como corretor. Ele fez carreira por lá passando por cargos de Diretoria Geral, de Finanças Corporativas, de Análise de Ações e de Vendas.

De 1992 a 1995, Esteban ocupou a cadeira de Vice-Presidente da BMV, a bolsa de valores do México. Ao mesmo tempo, ele continuou sua atuação no Accival-Banamex. Em 1995, Esteban virou vice-presidente executivo do Banamex. Ele, junto de seus sócios na Maiorem, só saiu de lá em 2001, quando o Banamex foi vendido pro Citigroup por US$ 12,5 bilhões.

É óbvio que os quatro mexicanos não iam deixar essa bolada parada na poupança. Depois da venda do Banamex, eles resolveram se juntar e investir em empresas por meio de veículos de investimentos como a Maiorem e o Negotio Magni. Assim como a Maiorem, o Negotio Magni também tem participação numa empresa brasileira, a BR Partners (BRBI11).

Os mexicanos começaram a investir na Hypera em 2007, quando ainda se chamava Hypermarcas, antes mesmo do IPO. Desde então, a Maiorem é figurinha carimbada no grupo dos principais acionistas da Hypera.

Desde 2004, Esteban se dedica ao banco de investimentos Praemia, SC e a participar de Conselhos de Administração. Além da Hypera, onde entrou como conselheiro em 2007, ele participa do Conselho da Kimberly-Clark mexicana e da Liverpool, que é uma rede de lojas de departamentos na terra do sombrero.

Outra empresa em que Esteban faz parte do board é a ICA, uma das maiores construtoras do México. A ICA foi responsável por ter construído o Estádio Azteca, o Maracanã mexicano. Palco da final de duas copas, foi lá onde Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto Torres marcaram em cima da Itália pra garantir o tri mundial pra seleção canarinho.

VAROS 2024

Todos os direitos reservados