Mercado Financeiro

Por que Skin in the Game importa?

3min de leitura

Saulo Pereira

Saulo Pereira

Redator

Introdução

Empresas com "pele em jogo" (ações de proprietários) superaram o mercado em 3,7% (!) ao ano desde 2006. Isso é incrível, não é mesmo? O Credit Suisse estudou as características de mais de 1000 empresas familiares e descobriu algumas lições valiosas que vamos explorar neste artigo.

Investir em empresas onde os interesses da gestão estão alinhados com os seus como acionista pode ser uma estratégia inteligente. Quando você investe em empresas familiares, aumenta a chance de que a gestão coloque os interesses da empresa em primeiro lugar.

As empresas familiares podem ser definidas como empresas onde o fundador ou sua família possui pelo menos 20% da empresa.

As empresas familiares pensam a longo prazo. Elas querem passar a empresa para seus filhos e netos e manter a riqueza da família intacta.

Empresas com uma mentalidade de longo prazo ousam tomar decisões que podem prejudicar os resultados a curto prazo, mas são muito boas para a criação de valor a longo prazo. Isso é uma GRANDE vantagem em comparação com outras empresas.

Em geral, as empresas geridas por pessoas com "pele em jogo" usam menos dívida. Isso é muito benéfico, pois o dinheiro é como o ar para os humanos. Se você não tem ar, não pode respirar. O dinheiro dá às empresas muita flexibilidade.

Durante a crise financeira de 2008, as empresas familiares também reduziram seus níveis de dívida muito mais rapidamente do que as empresas não familiares.

Crescimento Superior e Rentabilidade

As empresas familiares geram um crescimento superior. Desde 2006, o crescimento da receita para empresas familiares foi em média de 11,3% em comparação com 'apenas' 6,8% para empresas não familiares. Isso é quase o dobro, você acredita?

grafico

Além de gerar um crescimento de receita mais forte, as empresas com "pele em jogo" também são mais lucrativas. Desde 2006, as empresas familiares geraram margens de EBITDA mais altas todos os anos em comparação com empresas não familiares.

grafico

O retorno do fluxo de caixa sobre o investimento é uma ótima métrica para medir a alocação de capital de uma empresa. Esta métrica mostra um grau claro e consistente de superação por empresas familiares. A boa alocação de capital é essencial para a criação de valor a longo prazo.

Como resultado, as empresas familiares superam as empresas não familiares a longo prazo.

Outro dado muito importante que podemos considerar é o quanto em pesquisa a empresa investe.

Em geral, as empresas familiares investem mais em P&D em comparação com outras empresas (medido pelo P&D como uma % das vendas). Investir em P&D vai de mãos dadas com uma mentalidade de longo prazo e é uma boa proteção.

grafico

As empresas familiares superaram os pares não familiares em média por 3,7% (!) ao ano desde 2006. A superação das empresas com "pele em jogo" foi a maior para empresas menores. Dentro deste segmento, as empresas familiares superaram com 6,5% (!) por ano.

Exemplos de Empresas com "Pele em Jogo"

Agora, vamos dar uma olhada em alguns exemplos de empresas com "pele em jogo". Essas empresas são aquelas em que os proprietários têm um interesse significativo e, portanto, têm um incentivo maior para tomar decisões que beneficiem a empresa a longo prazo.

Este artigo foi baseado no Estudo Family 1000 do Credit Suisse. Você pode baixar o relatório completo aqui para obter mais informações.

Na imagem a seguir podemos ver alguns exemplos dessas empresas. (lembrando que isso não é uma recomendação de compra ou venda)

grafico

Conclusão

Investir em empresas com "pele em jogo" pode ser uma estratégia de investimento muito eficaz. Essas empresas tendem a superar o mercado, gerar um crescimento superior e ser mais lucrativas.

Além disso, a "pele em jogo" cria um alinhamento de interesses entre a gestão e os acionistas, o que pode levar a uma melhor tomada de decisões e uma maior resistência a tomar decisões de curto prazo que podem prejudicar a empresa a longo prazo.

É importante lembrar que, como todas as estratégias de investimento, investir em empresas com "pele em jogo" não é sem riscos. É sempre importante fazer sua própria pesquisa e considerar cuidadosamente seus próprios objetivos de investimento e tolerância ao risco antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Mas, olhar apenas um indicador de forma isolada pode te induzir a cometer um erro.

Além disso, sabemos que analisar todos os indicadores pode ser bem trabalhoso e aqui na VAROS queremos sempre que você aprenda da forma mais eficiente e rápida possível.

Por isso, atendendo aos pedidos de nossos assinantes, criamos as Carteiras Recomendadas VAROS. Cada carteira é montada para atender aos mais diversos objetivos. Lá você encontrará quais ações nós te recomendamos comprar ou vender e qual a tese por trás de cada escolha.

Além disso, você ainda ganha acesso ao nosso VBOX (exceto na Carteira Fator), onde nossos analistas te mostrarão toda a história das empresas da bolsa e todo o modelo de negócios para que você saiba detalhadamente sobre o negócio que você quer investir.

Se quiser conhecer nossas carteiras e levar nosso VBOX é só entrar no link abaixo que uma nova guia se abrirá com mais informações.

Conheça as Carteiras Recomendadas VAROS

VAROS 2024

Todos os direitos reservados